Educação especial para crianças de zero a três anos: um desafio possível

Autores

  • Cinthya Campos de Oliveira UFES
  • Ivone Martins de Oliveira UFES

Resumo

 

Desde a instituição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, constamos, progressivamente, o aumento do número de estudos que aprofundam a discussão sobre aspectos diferenciados na área da educação infantil. Alguns desses estudos indicam a escassez de pesquisas que problematizem a maneira como vem ocorrendo o atendimento às especificidades de crianças de zero a três. Sendo assim, algumas questões emergem: como vem sendo instituído a atendimento educacional especializado para as crianças de zero a três anos? De que forma as unidades de educação infantil têm articulado, dentro da sua proposta pedagógica, o atendimento educacional especializado? Quais conhecimentos os profissionais têm acerca das necessidades de bebês e crianças pequenas com comprometimento no desenvolvimento? Que tipo de práticas têm sido desenvolvidas de maneira a atender às necessidades dessas crianças? Diante dessas questões, este trabalho tem como objetivo investigar a forma como vem sendo instituído o atendimento educacional especializado para crianças de zero a três anos na Rede Municipal de Vitória. Para isso, realiza um estudo de caso a respeito do atendimento educacional especializado para crianças de zero a três anos na Rede Municipal de Ensino de Vitória. Os procedimentos utilizados para coleta de dados são: entrevistas com profissionais da Secretaria Municipal de Educação; grupos focais com pedagogos que atuam com crianças de zero a três anos no município; entrevistas com profissionais de unidades de educação infantil do município que tenham experiências de trabalho mais consolidadas com essas crianças. Análises parciais dos dados coletados indicam a necessidade de se ampliar, em programas de formação de professores, as discussões sobre aspectos relacionados ao desenvolvimento infantil e fatores que interferem nesse desenvolvimento; sobre o papel do diagnóstico e as formas de intervenção pedagógica apropriadas ao avanço no desenvolvimento das crianças que se constituem no público alvo da educação especial. As análises indicam, ainda, a pertinência de se ampliar a discussão em termos teóricos e conceituais no que tange ao atendimento educacional especializado para as crianças de zero a três anos, problematizando a noção de intervenção precoce e ampliando as discussões sobre as possibilidades de articulação entre educação, sistema de saúde e assistência social.

 

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Publicado

30-06-2012