Ensinar ou não ensinar gramática? eis a questão!

Autores

  • Mônica Regina de Souza SERRAVIX
  • Santiago Daniel Hernandez Piloto Ramos UFES

Resumo

 

Este artigo discute o ensino de gramática na sala de aula, enfatizando a importância da contextualização, da prática de texto e do respeito que se deve ter a todas as formas de uso da língua. Pretende-se desmitificar o pensamento de que o uso da norma-padrão dá status e poder ao falante. Como procedimento metodológico, é feita a revisão bibliográfica de forma a mostrar as semelhanças que os autores citados no texto têm acerca da definição do termo gramática e da real importância do aprendizado das normas gramaticais. São apresentados alguns pontos que dificultando e desestimulam o trabalho com língua materna em sala de aula. Sugerem-se algumas práticas que podem ser aplicadas no ensino de língua materna, fazendo com o que aluno se torne ativo na aquisição de seu conhecimento, e não um mero expectador do processo ensino / aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-06-2012