Música e infância: sintonias na Educação Infantil

Autores

  • Jaqueline Ferreira de Almeida IFES

Resumo

 

Este trabalho tem como objetivo provocar o debate sobre a música na Educação Infantil. Para isso, mediante uma pesquisa bibliográfica, apresentamos uma concepção de infância reconhecendo as crianças como sujeito de direitos; levantamos dados sobre a história da música e apresentamos a articulação da música com a Educação Infantil e sua articulação com a Educação Básica. Encontramos na LDB/96 que a música é defendida na educação e apresenta que a música deve ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular. Quando potencializamos a presença da música na Educação Infantil, reafirmamos a presença da criança como sujeito de direitos e a potencializamos junto à música no processo curricular. Mediante a um levantamento bibliográfico, conforme Mendes (2008), esta pesquisa buscou analisar nos últimos dez anos (2002 a 2012), nos periódicos publicados na ANPED (Associação Nacional de Pesquisa em Educação) os trabalhos sobre música na educação infantil no currículo. Acreditamos que a música não deve ser apenas um paliativo ao alcance de outros objetivos, dados os meios e circunstâncias em que acontece. Através das pesquisas buscamos publicações que nos mostrassem como se encontra o cenário educacional brasileiro no que diz respeito à música, ao qual encontramos nos trabalhos a relação da criança com a música, a influência da cultura musical e a necessidade de formação dos professores que atuam na Educação Infantil.

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Publicado

30-06-2012