Sentidos da Educação Infantil para as famílias que buscam matrículas nessa etapa da Educação Básica: implicações para os processos pedagógicos

Autores

  • Kallyne Kafuri Alves UFES
  • Valdete Côco UFES

Resumo

 

No bojo das culturas, políticas e práticas educacionais e suas relações com a pesquisa, apresentamos este trabalho, que se desenvolve no eixo da pesquisa, formação de professores e trabalho docente. Focalizamos os sentidos sobre a Educação Infantil (EI) que emergem nas vozes dos familiares das crianças no interesse pela matrícula nessa etapa da educação básica. Objetiva a síntese da pesquisa em andamento, realizada na fila de matrícula de uma instituição de EI do município de Serra, Espírito Santo. A pesquisa de abordagem qualitativa tipo exploratória, com procedimento de entrevista aos sujeitos, tem aporte teórico metodológico bakhtiniano (BAKHTIN, 1992, 1997, 2006, 2010a, 2010b, 2011) que articulamos com os estudos sobre a formação docente na EI (ROSEMBERG, 2001), aliados à perspectiva de encontro com o outro, considerando os sentidos que emergem nessa trama relacional. Os dados produzidos com a pesquisa acenam a constituição de sentidos atribuídos pelos familiares à EI, em meio a tantas e complexas partilhas de informações que fazem parte dos processos pedagógicos, formativos e culturais dessa etapa.

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Publicado

30-06-2012