Acolhimento com classificação de risco na Estratégia Saúde da Família: implantação a partir do Arco de Maguerez
DOI:
https://doi.org/10.21722/rbps.v22i1.20637Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Estratégia Saúde da Família, AcolhimentoResumo
Introdução: O Ministério da Saúde (MS) propôs, em 2004, a implantação do Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Na cidade de Sobral/Ceará, ainda há algumas unidades em processo de implantação. Visto isso, a partir da inserção no serviço de saúde do município, os discentes do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú atuaram mediante esse enfoque. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no processo de implantação do Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco em uma UBS da cidade de Sobral/Ceará a partir do método do Arco de Maguerez. Métodos: A partir do referencial metodológico de Charles Maguerez, foram realizadas com os profissionais da unidade as seguintes etapas propostas: observação da realidade, a identificação dos pontos-chave, a teorização, o levantamento das hipóteses de solução e a aplicação à realidade. Resultados: Na observação da realidade, foi possível perceber que a forma de acolher os usuários adotada pela unidade resultava em extensas filas de espera e conflitos. Partindo da investigação dos pontos-chave, foram organizadas oficinas de alinhamento teórico-reflexivo com cada classe de profissionais da unidade, resultando na etapa da teorização e concomitante a esta, no decorrer das oficinas de alinhamento foram levantadas dos profissionais hipóteses de solução, sendo por fim modificada a realidade a partir da implantação do Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco. Conclusão: A intervenção foi importante para expor a realidade do serviço com suas deficiências e propor estratégias de melhorias a partir da formação dos profissionais envolvidos no uso de metodologias que permitissem sua atuação conjunta, obtendo-se assim melhora dos atendimentos realizados pela equipe de saúde e processos de trabalho.
Downloads
Referências
2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco. Brasília: Ministério da Saúde; 2004.
3. Bartel TE, et al. Dialogando sobre serviços de saúde a partir da implantação do acolhimento com avaliação e classificação de risco: relato de experiência. Revista Baiana de Saúde Pública. v.39, n.1, p.164-173. jan./mar. 2015.
4. Bordenave JD, Pereira AMP. Estratégias de ensino-aprendizagem. 25a ed. Rio de Janeiro: Vozes; 2004.
5. Andrea AC, Neusi ANB. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores.Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 28, n. 2, p. 121-146, jul./dez. 2007.
6. Marta LP, Manuela BV, Daniela SE, Sandra HS, Vânia MSB. Arco
de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc. Anna Nery vol.16 no.1 Rio de Janeiro Mar. 2012.
7. Brasil. Acolhimento à demanda espontânea : queixas mais comuns na Atenção Básica (Cadernos de Atenção Básica n. 28, Volume II). Brasília: Ministério da Saúde. 290p. 2012.
8. Scholze AS. Acolhimento com classificação de risco para a Estratégia Saúde da Família: a prática em uma unidade docente-assistencial. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, v. 9, n. 31, p. 219-226, 2013.
9. Guimarães DA, Oliveira CAM, Lima RA, Silva LC, Avelar CRT, Gama CAP. Formação em saúde e extensão universitária: discutindo sexualidade e prevenção de IST/aids. Rev. Bras. Pesq. Saúde. Vol.19, no.2, p. 124-132. Vitória. Abr-jun, 2017.
10. Oliveira GN, Campanharo CRV, Okuno MFP, Batista REA. Acolhimento com avaliação e classificação de risco: concordância entre os enfermeiros e o protocolo institucional. Rev. Latino-Am. Enfermagem. Vol. 21, no.2, p:07 telas, 2013.
11. Bender KB, Santos AC, Dutra BD, Alves LMS, Assunção AN, Krug SBF. Condições e modificações no processo de trabalho: concepções de Agentes Comunitários de Saúde. Revista Jovens Pesquisadores. V.6, n. 2, p. 45-59. Santa Cruz do Sul, 2016.
12. Rossato K, Real VR, Oliveira GB, Araújo CDC. Acolhimento com classificação de risco na estratégia saúde da família: percepção da equipe de enfermagem. Rev Enferm UFSM 2018 Jan./Mar.;8(1): 144-156.
13. Heloisa CT, Renata BL. Oficinas de formação de profissionais da Equipe Saúde da Família para a gestão do acolhimento com classificação de risco. Ciencia y enfermeria XVI (2): 107-113,2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.