Atualização dos profissionais e atuação do núcleo de educação permanente no serviço de urgência
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbps.v22i3.25889Palavras-chave:
Serviços Médicos de Emergência, Educação Permanente, Equipe de Assistência ao PacienteResumo
Introdução: A atuação profissional dos integrantes dos serviços de emergência visa à redução dos riscos e agravos à saúde de pacientes com prognóstico delicado, sendo imprescindível a capacitação e o suporte educacional permanente para a equipe. Objetivo: Conhecer de que forma os profissionais inseridos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) buscam por atualização profissional e quais iniciativas de Educação Permanente em Saúde (EPS) são desenvolvidas no SAMU de Pelotas. Métodos: Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Pelotas com 12 profissionais das equipes de saúde das unidades móveis. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados pela Análise Temática. Resultados: Os resultados mostram como forma de atualização profissional o acesso à internet e a cursos de especialização e pós-graduação. As iniciativas de EPS ofertadas no SAMU possibilitam trabalhar com as demandas oriundas da prática cotidiana, qualificando os profissionais, padronizando a linguagem e os protocolos utilizados na assistência. Conclusão: As iniciativas de EPS são desenvolvidas no âmbito do SAMU, contudo faz-se necessário ampliar a abrangência delas na assistência, para que possam ser adequadas às necessidades em relação ao ambiente, aos materiais, aos recursos humanos e ao apoio institucional, tornando-se mais efetiva para os profissionais, para o serviço e para a qualificação da atenção à saúde à população.
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