Atualização dos profissionais e atuação do núcleo de educação permanente no serviço de urgência

Autores

  • Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0001-6075-8516
  • Sheldon Dias Pilenghi Universidade Federal de Pelotas
  • Viviane Marten Milbrath Universidade Federal de Pelotas
  • Bárbara Hirschmann Universidade Federal de Pelotas
  • Roberta Hirschmann Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v22i3.25889

Palavras-chave:

Serviços Médicos de Emergência, Educação Permanente, Equipe de Assistência ao Paciente

Resumo

Introdução: A atuação profissional dos integrantes dos serviços de emergência visa à redução dos riscos e agravos à saúde de pacientes com prognóstico delicado, sendo imprescindível a capacitação e o suporte educacional permanente para a equipe. Objetivo: Conhecer de que forma os profissionais inseridos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) buscam por atualização profissional e quais iniciativas de Educação Permanente em Saúde (EPS) são desenvolvidas no SAMU de Pelotas. Métodos: Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Pelotas com 12 profissionais das equipes de saúde das unidades móveis. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados pela Análise Temática. Resultados: Os resultados mostram como forma de atualização profissional o acesso à internet e a cursos de especialização e pós-graduação. As iniciativas de EPS ofertadas no SAMU possibilitam trabalhar com as demandas oriundas da prática cotidiana, qualificando os profissionais, padronizando a linguagem e os protocolos utilizados na assistência. Conclusão: As iniciativas de EPS são desenvolvidas no âmbito do SAMU, contudo faz-se necessário ampliar a abrangência delas na assistência, para que possam ser adequadas às necessidades em relação ao ambiente, aos materiais, aos recursos humanos e ao apoio institucional, tornando-se mais efetiva para os profissionais, para o serviço e para a qualificação da atenção à saúde à população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira, Doutora em Ciências, Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Sheldon Dias Pilenghi, Universidade Federal de Pelotas

Graduando da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Viviane Marten Milbrath, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem e do Curso de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas

Bárbara Hirschmann, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Roberta Hirschmann, Universidade Federal de Pelotas

Nutricionista, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas

Referências

World Health Organization. Global Guidence on Criteria and Processes for Validation: Elimination of Mother-to-child Transmission (EMTCT) of HIV and Syphilis. Geneva: World Health Organization; 2014.

Espírito Santo. Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo. Análise de Dados AIDS e Sífilis – Boletim Epidemiológico nº 32 - SESA – Estado do Espirito Santo. 2017.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde. N° 36 – 2017.

Espírito Santo. Análise de Dados do Boletim Epidemiológico DST/AIDS 2016 nº 31 – dados até dez/2015 – Estado do Espírito Santo. 6.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 1459, de 24 de junho de 2011. Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde de Saúde - SUS - a Rede Cegonha. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF), 2011 jun 27; Seção 1:109.

Brasil. Ministério da Saúde. Manual Prático para Implantação da Rede Cegonha, Brasília, DF, 2011.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/pesquisas (acesso em 18 dez 2017).

Espírito Santo. PDR: Plano Direto de Regionalização da Saúde – Espírito Santo. 2011.

Ministério da Saúde. Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais [homepage da internet] Indicadores e dados básicos da Sífilis nos municípios brasileiros Disponível em: http://indicadoressifilis.aids.gov.br/ (acesso em 27 nov 2017).

Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e AIDS. Diretrizes para o Controle da Sífilis Congênita. Manual de Bolso. Brasília – Brasília, DF; 2006.

Saraceni V, Pereira GFM, da MF. Vigilância epidemiológica da transmissão vertical da sífilis: dados de seis unidades federativas no Brasil. Rev Panam Salud Publica. :8.

BRASIL. Ministério da Saúde. PORTARIA Nº 33, de 14 de julho de 2005. Inclui doenças à relação de notificação compulsória, define agravos de notificação imediata e a relação dos resultados laboratoriais que devem ser notificados pelos Laboratórios de Referência Nacional ou Regional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF). 2005.

Nunes JT, Gomes KRO, Rodrigues MTP, Mascarenhas MDM. Qualidade da assistência pré-natal no Brasil: revisão de artigos publicados de 2005 a 2015. Cad Saúde Coletiva. Junho de 2016;24(2):252–61.

Brasil. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Caderno de Atenção a Saúde nº 32. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2012.

Holanda MTCG de, Barreto MA, Machado KM de M, Pereira RC. Perfil epidemiológico da sífilis congênita no Município do Natal, Rio Grande do Norte - 2004 a 2007. Epidemiol e Serviços Saúde. Junho de 2011;20(2):203–12.

Brasil. Ministério da Saúde. Nota técnica conjunta N°391/2012/SAS/SVS/MS. Brasília: Ministério da Saúde; 2012.

Domingues RMSM, Saracen V, Hartz ZMDA, Leal MDC. Sífilis congênita: Evento Sentinela da Qualidade da Assistência Pré-Natal. Rev Saúde Pública. 2013;47(1):147–57.

Blencowe H, Cousens S, Kamb M, Berman S, Lawn JE. Lives Saved Tool supplement detection and treatment of syphilis in pregnancy to reduce syphilis related stillbirths and neonatal mortality. BMC Public Health. 2011;11(Suppl 3):S9.

Cardoso AST, Souza GS, Costa EA, Araújo PS, Lima YPR. Desabastecimento da penicilina e impactos para a saúde da população. Disponível em: https://analisepoliticaemsaude.org/oaps/documentos/pensamentos/desabastecimento-da-penicilina-e-impactos-para-a-saude-da-populacao/ (acesso em 22 fev 2018).

Conselho Federal de Enfermagem. Nota Técnica Cofen: Administração da Penicilina Benzatina nas Unidades Básicas de Saúde para conter avanço da sífilis. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/NOTA-T%C3%89CNICA-COFEN-CTLN-N%C2%B0-03-2017.pdf (acesso em 23 fev 2018).

Paiva NS, Coeli CM, Moreno AB, Guimarães RM, Camargo Júnior KR de. Sistema de informações sobre nascidos vivos: um estudo de revisão. Ciênc Saúde Coletiva. 2011;16(suppl 1):1211–20.

Arquivos adicionais

Publicado

27-04-2021

Como Citar

Bärtschi Gabatz, R. I., Dias Pilenghi, S., Marten Milbrath, V., Hirschmann, B., & Hirschmann, R. (2021). Atualização dos profissionais e atuação do núcleo de educação permanente no serviço de urgência. Revista Brasileira De Pesquisa Em Saúde Brazilian Journal of Health Research, 22(3), 88–97. https://doi.org/10.47456/rbps.v22i3.25889

Edição

Seção

Artigos originais