Atualização dos profissionais e atuação do núcleo de educação permanente no serviço de urgência

Autores

  • Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0001-6075-8516
  • Sheldon Dias Pilenghi Universidade Federal de Pelotas
  • Viviane Marten Milbrath Universidade Federal de Pelotas
  • Bárbara Hirschmann Universidade Federal de Pelotas
  • Roberta Hirschmann Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v22i3.25889

Palavras-chave:

Serviços Médicos de Emergência, Educação Permanente, Equipe de Assistência ao Paciente

Resumo

Introdução: A atuação profissional dos integrantes dos serviços de emergência visa à redução dos riscos e agravos à saúde de pacientes com prognóstico delicado, sendo imprescindível a capacitação e o suporte educacional permanente para a equipe. Objetivo: Conhecer de que forma os profissionais inseridos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) buscam por atualização profissional e quais iniciativas de Educação Permanente em Saúde (EPS) são desenvolvidas no SAMU de Pelotas. Métodos: Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Pelotas com 12 profissionais das equipes de saúde das unidades móveis. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados pela Análise Temática. Resultados: Os resultados mostram como forma de atualização profissional o acesso à internet e a cursos de especialização e pós-graduação. As iniciativas de EPS ofertadas no SAMU possibilitam trabalhar com as demandas oriundas da prática cotidiana, qualificando os profissionais, padronizando a linguagem e os protocolos utilizados na assistência. Conclusão: As iniciativas de EPS são desenvolvidas no âmbito do SAMU, contudo faz-se necessário ampliar a abrangência delas na assistência, para que possam ser adequadas às necessidades em relação ao ambiente, aos materiais, aos recursos humanos e ao apoio institucional, tornando-se mais efetiva para os profissionais, para o serviço e para a qualificação da atenção à saúde à população.

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Biografia do Autor

Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira, Doutora em Ciências, Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Sheldon Dias Pilenghi, Universidade Federal de Pelotas

Graduando da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Viviane Marten Milbrath, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem e do Curso de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas

Bárbara Hirschmann, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Roberta Hirschmann, Universidade Federal de Pelotas

Nutricionista, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas

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Publicado

27.04.2021

Como Citar

1.
Bärtschi Gabatz RI, Dias Pilenghi S, Marten Milbrath V, Hirschmann B, Hirschmann R. Atualização dos profissionais e atuação do núcleo de educação permanente no serviço de urgência. RBPS [Internet]. 27º de abril de 2021 [citado 22º de novembro de 2024];22(3):88-97. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/25889

Edição

Seção

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