Amamentar hoje é pensar no futuro: o lugar da mulher nos discursos de promoção ao aleitamento materno contemporâneos

Autores

  • Irene Rocha Kalil
  • Adriana Cavalcanti Aguiar

Resumo

Introdução: Nas últimas duas décadas, o Ministério da Saúde brasileiro intensificou a produção de materiais educativos sobre aleitamento materno voltados a profissionais e à população em geral. Objetivo: Analisar materiais oficiais de promoção e orientação ao aleitamento materno, identificando aproximações e diferenças entre os discursos voltados a gestantes e lactantes e aqueles dirigidos a profissionais em relação aos sentidos propostos acerca da mulher. Métodos: A base teórico-metodológica é a teoria da enunciação de Émille Benveniste, para a qual aquele que fala constitui não apenas a si mesmo como sujeito falante ou locutor, mas também “implanta o outro diante de si”. Resultados: Mesmo permanecendo o eu ou sujeito da enunciação dos discursos (Ministério da Saúde), persistem distinções significativas na abordagem da mulher. Nos manuais para profissionais de saúde, é comum ela aparecer representada como indivíduo dotado de subjetividade e protagonista da amamentação. Nos materiais voltados às próprias mulheres, de modo geral, elas são tratadas de forma objetivada, por meio de linguagem normativa que as configura como instrumento da política de saúde infantil. Conclusão: Os discursos oficiais atuam como o que Eliseo Verón nomeou de “discurso absoluto”, aquele que traz a ilusão de verdade por ocultar suas condições sociais de produção. Por isso a necessidade de compreender como o objeto de que se fala é constituído por/nesses discursos e desvelar como neles se constroem as posições de sujeito e relações de poder entre Estado, mães e sociedade.

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Publicado

30.06.2019

Como Citar

1.
Kalil IR, Aguiar AC. Amamentar hoje é pensar no futuro: o lugar da mulher nos discursos de promoção ao aleitamento materno contemporâneos. RBPS [Internet]. 30º de junho de 2019 [citado 21º de novembro de 2024];21(2):29-3. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/29077

Edição

Seção

Artigos originais