Absenteeism profile of elective consultations at pediatric subspecialties in a university hospital

Authors

  • Jonathan Grassi Rodrigues
  • Joana Olympia de Souza Stein
  • Alan Torres Nunes
  • Karla Anacleto Vasconcelos
  • Eliana Zandonade
  • Carolina Fiorin Anhoque

Abstract

Introdução: Entende-se que identificar o perfil do usuário faltoso nas consultas de especialidades facilitará o desenvolvimento de ações e estratégias que priorizem a organização do processo e o desempenho da regulação assistencial. Objetivo: Identificar o perfil de absenteísmo às consultas eletivas de subespecialidades pediátricas. Métodos: estudo de coorte retrospectivo realizado por meio de dados secundários. Foram utilizadas as variáveis município, gênero, horário da consulta, turno da consulta, especialidade, intervalo entre agendamento e atendimento e situação final. Foi empregado teste Qui-quadrado para verificar se há associação entre as variáveis do estudo e Odds Ratio para definir a probabilidade de o usuário faltar ao atendimento. Resultados: O hospital apresentou taxa de 25% de absenteísmo às consultas eletivas de subespecialidade da pediatria no turno da manhã, de usuários da região metropolitana de Vitória, com intervalo entre agendamento e consulta maior que 15 dias e com piora em interstício maior que 60 dias (p-valor < 0,001 e OR = 1,76). Conclusão: Manifesta-se a necessidade de refletirmos e entendermos que o absenteísmo é um conjunto de variáveis relacionadas ao usuário, ao prestador de serviço e a todo o fluxo da rede.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-09-30

How to Cite

1.
Jonathan Grassi Rodrigues, Joana Olympia de Souza Stein, Alan Torres Nunes, Karla Anacleto Vasconcelos, Eliana Zandonade, Carolina Fiorin Anhoque. Absenteeism profile of elective consultations at pediatric subspecialties in a university hospital. RBPS [Internet]. 2019 Sep. 30 [cited 2024 Nov. 21];21(3):113-21. Available from: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/28215

Issue

Section

Artigo original

Most read articles by the same author(s)