Tecnologias educativas de enfermagem para o autocuidado de pessoas com estomia intestinal de eliminação
evidências científicas
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbps.v26i1.43681Palabras clave:
Estomia, Autocuidado, Intervenção, Tecnologia, EnfermagemResumen
Introdução: As estomias intestinais de eliminação podem ser compreendidas como condições crônicas, as quais demandam a necessidade de autocuidado. A promoção deste autocuidado pode ser realizada por meio das tecnologias educativas. Objetivo: Analisar as evidências científicas sobre as tecnologias educativas de enfermagem para o autocuidado de pessoas com estomia intestinal de eliminação. Métodos: Revisão integrativa, realizada em maio de 2024 via Portal Periódicos Capes com acesso ao CAFe, na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Scientific Electronic Library Online e EMBASE. Após aplicação dos critérios de elegibilidade, foram selecionados dez artigos. Resultados: As principais tecnologias encontradas nos artigos foram as mídias digitais, como plataformas, software e aplicativos, seguido das cartilhas/guias impressos, e vídeos. Como limitador dessas tecnologias, destaca-se, o alcance às pessoas analfabetas e com deficiências auditivas e/ou visuais. Conclusão: Evidencia-se o predomínio de estratégias por meio de tecnologias educativas que envolvem recursos tecnológicos, que visam promover a saúde, desenvolver habilidades das pessoas e profissionais da saúde, gerar autoconfiança e prevenir complicações, fatores que favorecem a autonomia da pessoa com estomia.
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