O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE APOIO NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Abstract
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar o trabalho pedagógico realizado pelo professor de apoio na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Rede Municipal de Ensino em Maracaju, estado de Mato Grosso do Sul (MS), nos anos iniciais do ensino fundamental. Para atender ao objetivo da pesquisa, foi preciso recorrer à bibliografia ligada ao tema e ao questionário semiestruturado entregue a cinco professoras de apoio. Como resultado, a pesquisa demonstrou significativos avanços no processo de inclusão dos alunos com TEA no ensino regular. No entanto, a ausência de formação continuada na área da educação inclusiva para os profissionais da educação, em especial para os professores, transfere a responsabilidade do processo de escolarização e inserção social dos alunos com o transtorno para o professor de apoio. Portanto, a falta de formação e de recursos pedagógicos e a ausência da família no processo educacional resultam no trabalho intensificado e muitas vezes solitário que esses profissionais precisam realizar com os alunos que acompanham.
Palavras-chave: Inclusão. Ensino regular. Professor de apoio. Atendimento especializado.