O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE APOIO NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores/as

  • Karina Pereira Barbosa
  • Cristiane Pereira Peres
  • Mariclei Przylepa

Resumen

Resumo: O artigo tem como objetivo analisar o trabalho pedagógico realizado pelo professor de apoio na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Rede Municipal de Ensino em Maracaju, estado de Mato Grosso do Sul (MS), nos anos iniciais do ensino fundamental. Para atender ao objetivo da pesquisa, foi preciso recorrer à bibliografia ligada ao tema e ao questionário semiestruturado entregue a cinco professoras de apoio. Como resultado, a pesquisa demonstrou significativos avanços no processo de inclusão dos alunos com TEA no ensino regular. No entanto, a ausência de formação continuada na área da educação inclusiva para os profissionais da educação, em especial para os professores, transfere a responsabilidade do processo de escolarização e inserção social dos alunos com o transtorno para o professor de apoio. Portanto, a falta de formação e de recursos pedagógicos e a ausência da família no processo educacional resultam no trabalho intensificado e muitas vezes solitário que esses profissionais precisam realizar com os alunos que acompanham.

Palavras-chave: Inclusão. Ensino regular. Professor de apoio. Atendimento especializado.

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Publicado

20-07-2020

Cómo citar

Pereira Barbosa, K. ., Pereira Peres, C. ., & Przylepa, M. (2020). O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE APOIO NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA . Revista Educação Especial Em Debate, 5(9). Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/31597

Número

Sección

Artigos - Fluxo Contínuo