Esta é uma versão desatualizada publicada em 20-07-2020. Leia a versão mais recente.

O ENSINO DA MÚSICA ÀS PESSOAS CEGAS: ESCRITA E LEITURA MUSICAL POR MEIO DA MUSICOGRAFIA BRAILLE

Autores

  • Karla Cremonez Gambarotto Vieira
  • Anna Maria Lunardi Padilha

Resumo

Resumo: O presente artigo é resultado dos estudos que integram uma pesquisa mais
ampla acerca das contribuições da Musicografia Braille para a formação humana e o
desenvolvimento das funções psíquicas superiores das pessoas cegas. Ao assumir a
perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano e partindo do pressuposto de
que há possibilidade da luta contra os efeitos sociais da deficiência por caminhos
alternativos, indagamos sobre o desenvolvimento das funções psíquicas superiores ou
culturais como resultado do ensino da música por meio da Musicografia Braille. Como
procedimento metodológico, optou-se por entrevistas abertas a sete adultos com
deficiência visual ‒ perda total da visão –, sendo quatro participantes com deficiência
visual adquirida e três participantes com deficiência visual congênita; quatro deles
profissionais em música e três estudantes de música que utilizam ou utilizaram em seu
processo formativo o sistema musicográfico. As falas das entrevistas foram organizadas
em quatro núcleos de análise: elaboração conceitual; imaginação e criação; formação
profissional; e leitura e escrita. Optamos por desenvolver este último núcleo de análise
no presente texto. Analisando as falas dos entrevistados, que foram audiogravadas, foi
possível concluir que aprender a teoria musical, saber ler e escrever partituras e elaborar
conceitos desenvolvidos culturalmente, tais como são os relativos à arte da música
escrita, foram de fundamental importância para a formação profissional dessas pessoas.
Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural. Funções psíquicas superiores; Pessoa
cega; Escrita musical; Musicografia Braille

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-07-2020

Versões

Como Citar

Cremonez Gambarotto Vieira, K. ., & Lunardi Padilha, A. M. (2020). O ENSINO DA MÚSICA ÀS PESSOAS CEGAS: ESCRITA E LEITURA MUSICAL POR MEIO DA MUSICOGRAFIA BRAILLE . Revista Educação Especial Em Debate, 5(9). Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/31587

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo