Resgate histórico do Haiti durante a Guerra Civil (2006-2008) a partir de fotografias de um soldado capixaba na Organização das Nações Unidas (ONU)

Autores

  • Erica Duarte-Silva
  • Janini do Rozário Conceição
  • Pablo Sales Almeida

Palavras-chave:

Fuzileiros navais, Cité Soleil, Porto Príncipe, Desnutrição, Saneamento

Resumo

O presente trabalho versa sobre resultados de um trabalho de conclusão de curso, na área de Educação, de Licenciatura em Ciências Biológicas. Trata-se de um trabalho do-tipo-etnográfico, de acordo com os pressupostos de Marli André, particularmente sobre o Bairro de Cité de Soleil, Porto Príncipe, Haiti, durante a Guerra Civil (2006-2007). Utilizando Vygotsky, e a Pedagogia Dialógica de Paulo Freire, como referencial teórico, os graduandos são motivados a resgatar suas histórias de vida nas aulas. Este método objetiva trabalhar o currículo programado a partir do conhecimento prévio dos discentes. A pedagogia dialoga de José Eustáquio Romão também é utilizada em projetos de ensino que objetivam o combate a desmotivação, retenção e evasão escolar dos graduandos. Nesse contexto, emergiu a presente história de vida, resgatada no trabalho, cujo valor histórico e etnográfico transcende os aspectos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-06-2019

Como Citar

Duarte-Silva, E. ., Conceição, J. do R. ., & Almeida, P. S. (2019). Resgate histórico do Haiti durante a Guerra Civil (2006-2008) a partir de fotografias de um soldado capixaba na Organização das Nações Unidas (ONU). Revista Do Arquivo Público Do Estado Do Espírito Santo, 3(5), 107–119. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/revapees/article/view/32281

Edição

Seção

Artigos