Resgate histórico do Haiti durante a Guerra Civil (2006-2008) a partir de fotografias de um soldado capixaba na Organização das Nações Unidas (ONU)
Palavras-chave:
Fuzileiros navais, Cité Soleil, Porto Príncipe, Desnutrição, SaneamentoResumo
O presente trabalho versa sobre resultados de um trabalho de conclusão de curso, na área de Educação, de Licenciatura em Ciências Biológicas. Trata-se de um trabalho do-tipo-etnográfico, de acordo com os pressupostos de Marli André, particularmente sobre o Bairro de Cité de Soleil, Porto Príncipe, Haiti, durante a Guerra Civil (2006-2007). Utilizando Vygotsky, e a Pedagogia Dialógica de Paulo Freire, como referencial teórico, os graduandos são motivados a resgatar suas histórias de vida nas aulas. Este método objetiva trabalhar o currículo programado a partir do conhecimento prévio dos discentes. A pedagogia dialoga de José Eustáquio Romão também é utilizada em projetos de ensino que objetivam o combate a desmotivação, retenção e evasão escolar dos graduandos. Nesse contexto, emergiu a presente história de vida, resgatada no trabalho, cujo valor histórico e etnográfico transcende os aspectos educacionais.