Paisagem urbana do Centro de Vitória (ES) no início do século XX: a fotografia no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Palavras-chave:
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, bens arquitetônicos, Coleção ‘Jerônimo de Souza Monteiro, fotografia, VitóriaResumo
O presente artigo objetiva o (re)conhecimento, pela fotografia, de bens arquitetônicos da área central de Vitória, Estado do Espírito Santo, em meio a processos de transformação urbana ocorridos no início do século XX. Para tanto, optou-se pelo uso de fontes de informação custodiadas pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo e contidas na Coleção ‘Jerônimo de Souza Monteiro’, acervo de fotografias do governo estadual entre os anos de 1908 e 1912. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, estruturado por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Entre os resultados verificou-se que o acervo ‘Jerônimo de Souza Monteiro’ é uma rica fonte de informação para pesquisas sobre a história dos logradouros do Centro de Vitória no Novecentos. As conclusões indicam a importância da continuidade do tratamento dessa coleção, com base na Norma Brasileira de Descrição Arquivística, para que diferentes usuários possam obter informações relevantes sobre ausências e permanências no traçado da paisagem urbana da área central da capital capixaba.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.