Facciamo l`America: Direito a terra e “Reforma Agrária” no Núcleo Colonial da Fazenda do Centro – Castelo/ES

Autores

  • Diego Zanete Bonete Universidade Federal do Espírito Santo
  • Layo Zanete Bonete Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Imigrantes, Fazenda do Centro, Reforma Agrária, Terra, Frei Manuel Simón

Resumo

O presente artigo analisa a iniciativa de Frei Manuel Simón de San José, da Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR), em realizar uma “benfeitoria” com algumas famílias de imigrantes italianos, nas terras da antiga propriedade escravista da Fazenda do Centro – Castelo/ES, no início do século XX. No decorrer do texto serão analisados todos os desdobramentos dessa possível primeira “Reforma Agrária”, ocorrida em terras capixabas, como também os antecedentes que levaram a esse fato. Apresentando alguns elementos como o trabalho, a divisão das terras, as formas de contrato, o resultado e o perfil das famílias italianas que traziam consigo, além das bagagens, o sonho de prosperar em terra estrangeira.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Zanete Bonete, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), Técnico em Mineração pelo Instituto Federal do Espirito Santo (IFES); Professor efetivo da rede Pública Estadual.

Arquivos adicionais

Publicado

15-10-2021

Como Citar

Zanete Bonete, D. ., & Zanete Bonete, L. . (2021). Facciamo l`America: Direito a terra e “Reforma Agrária” no Núcleo Colonial da Fazenda do Centro – Castelo/ES. Revista Do Arquivo Público Do Estado Do Espírito Santo, 5(9). Recuperado de https://periodicos.ufes.br/revapees/article/view/35954

Edição

Seção

Artigos