OS PRESSUPOSTOS DE CARLO GINZBURG E DE MARC BLOCH PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Miriã Lúcia Luiz Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Lúcia de Resende Lomba Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Historiografia da educação, Espírito Santo, Formação e prática docente.

Resumo

O artigo discute as apropriações do pensamento de Carlo Ginzburg (2002, 2007a, 2007b) e de Marc Bloch (2001) para a leitura das fontes e produção da narrativa historiográfica da Educação, a partir de incursões realizadas durante as pesquisas de Mestrado (LOMBA, 2013) e de Doutorado (LUIZ, 2015). Lomba (2013) apresenta a constituição da Educação Infantil no Município de Aracruz – ES, permeada por continuidades – lista de espera por vagas nas instituições e a precariedade e improviso de espaços físicos destinados às crianças de 0 a 5 anos – e por descontinuidades, tais como a intensificação dos processos de formação continuada dos/as professores/as; e a busca pela construção de uma nova proposta pedagógica para a Educação Infantil. Ao investigar práticas de professores de História durante a Ditadura Militar, Luiz (2015) constatou elementos que revelam as faces patrióticas e cívicas da história ensinada e, por outro lado, registros que evidenciam desvios que nos impendem de homogeneizar o ensino de história em tempos autoritários da educação capixaba. De modo ampliado, as pesquisas apontaram para o papel decisivo do trabalho historiográfico produzido a partir da interrogação das fontes para a escrita da história da educação capixaba.

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Biografia do Autor

Miriã Lúcia Luiz, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Pedagogia e História, mestre e doutora em Educação pela Universidade
Federal do Espírito Santo. É membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da
Educação (NUCAPHE) e coordenadora do grupo de pesquisa Memórias, Narrativas e Histórias das/nas escolas: diálogos na formação de professores. É professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua nas áreas de História da Educação, Ensino de História e
Formação e prática de professores.

Maria Lúcia de Resende Lomba, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação na Linha de Pesquisa Infância e Educação Infantil, pelo Programa de Pós-
graduação Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação – PPGE/FaE da

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Realizou estágio doutoral no Laboratoire École,
Mutations, Apprentissages – ÉMA, na Université de Cergy-Pontoise na França, trabalho realizado
com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, no Brasil e
exterior. Durante o mestrado, realizado na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, na
Linha Cultura, Currículo e Formação de educadores/as, pesquisou a constituição histórica da
Educação Infantil no Município de Aracruz – ES. Graduada em Filosofia, Pedagogia e em
História, tem experiência na educação básica desde o início da década de 1990, efetiva – por meio
de concurso público – em dois municípios de MG no cargo de professora História nos Anos Finais
do Ensino Fundamental e Ensino Médio; e como Pedagoga (2006-2013) concursada para o
trabalho com as professoras em instituições municipais de Educação Infantil no Estado do Espírito
Santo. Pesquisadora integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas: Cuidado, Educação e Infâncias –
CEI/FaE/UFMG; compõe o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Educação Básica (Pensar
a Educação, Pensar o Brasil – PEPB/UFMG); e como consultora pedagógica se dedica à pesquisa
e ao trabalho de formação inicial e continuada dos profissionais na Educação Infantil, com
especial interesse nas especificidades da docência com crianças de 0 a 5 anos; relações entre
crianças x professoras; relações entre família x escola; e Pedagogia de Projetos na Educação
Infantil.

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Publicado

01-07-2022

Como Citar

Luiz, M. L., & de Resende Lomba, M. L. . (2022). OS PRESSUPOSTOS DE CARLO GINZBURG E DE MARC BLOCH PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO . Revista Do Arquivo Público Do Estado Do Espírito Santo, 5(10). Recuperado de https://periodicos.ufes.br/revapees/article/view/36404

Edição

Seção

Dossiê: História e Historiografia da Educação Capixaba