RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIAS COM OUTRAS LINGUAGENS COMO POSSIBILIDADES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA

Autores

  • Regina Celi Frechiani Bitte Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lucas Rodrigues Barreto Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
  • Clarisse Souza Barboza Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Consciência Histórica, Formação de Professores, Ensino de História, Programa de Residência Pedagógica

Resumo

Neste artigo abordaremos relatos de experiências, dos estudantes do curso de Licenciatura em História, do Subprojeto Interdisciplinar História e Sociologia do Programa Residência Pedagógica (PRP), financiado pela CAPES, realizado entre o período de agosto de 2018 e janeiro de 2020, em duas escolas públicas da rede estadual de ensino do Espírito Santo. O texto apresenta aspectos gerais do desenvolvimento das atividades realizadas e discussão sobre temática relacionada aos usos de outras linguagens como metodologia didático-pedagógica para o ensino de História. O objetivo deste trabalho é explicitar, na visão dos residentes do PRP, a percepção da realidade no ambiente educacional, suas experiências como docentes residentes na escola-campo e sua formação prática em consonância com a teoria, relacionando-as. A metodologia tem por base as narrativas dos residentes, registradas em diferentes momentos da realização do subprojeto, ancorada ao conceito de Consciência Histórica, de Rüsen (2011). Os principais resultados da Regência Pedagógica advêm, necessariamente, pela própria vivência da prática docente, isto é, lidar com a realidade escolar e propor novas visões para o processo de ensino e aprendizagem, permitindo uma troca e ao mesmo tempo formação do professor-preceptor, que acompanha os residentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Celi Frechiani Bitte, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-doutorado na Universidade Federal de Uberlândia. Docente da Universidade Federal do Espírito Santo.

Lucas Rodrigues Barreto, Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Docência e Prática de Ensino em História, pela faculdade Descomplica. Ex-residente do Programa Residência Pedagógica (2018-2019).

Clarisse Souza Barboza, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em História e mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista Capes na Rede de Pesquisa ComRioComMar.

Downloads

Publicado

01-07-2022

Como Citar

Celi Frechiani Bitte, R., Rodrigues Barreto, L., & Souza Barboza, C. . (2022). RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIAS COM OUTRAS LINGUAGENS COMO POSSIBILIDADES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA. Revista Do Arquivo Público Do Estado Do Espírito Santo, 5(10). Recuperado de https://periodicos.ufes.br/revapees/article/view/37172

Edição

Seção

Dossiê: História e Historiografia da Educação Capixaba