De heróis a inimigos: a representação dos índios na historiografia capixaba.

Autores

  • Rafael Cerqueira do Nascimento Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Palavras-chave:

Indígenas, Historiografia, Espírito Santo, Narrativa Histórica

Resumo

A historiografia sobre os indígenas, atualmente, tem produzido importantes reflexões que permitem dar visibilidade e reconhecimento desses grupos enquanto sujeitos históricos no Brasil e no Espírito Santo. No entanto, historicamente, a historiografia capixaba contribuiu para a produção e cristalização de imagens negativas acerca da história indígena. Nesse sentido, o propósito desse artigo é apresentar como uma determinada narrativa histórica, a narrativa da superação do atraso, elaborou representações sobre os indígenas no passado capixaba associando-os ao atraso colonial e definindo a imagem de obstáculos do desenvolvimento do Espírito Santo. Identificados com o período colonial, interpretado como o da origem do atraso local, os indígenas foram representados como os principais responsáveis pela condição de atraso no passado. Consequentemente, conforme a progresso do Espírito Santo ocorria, segundo essas narrativas, os indígenas foram invisibilizados na trajetória histórica capixaba. Concluindo, apresentamos, também, como a historiografia acadêmica atual possibilita uma nova compreensão sobre a experiência histórica dos indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Maria Regina. Os índios na história do Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Apresentação. Tempo, Niterói, v. 12, n. 23, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413 -77042007000200001&lng=en&nrm=iso.

DOSSE, F. A história à prova do tempo. Da história em migalhas ao resgate dos sentidos. São Paulo: Unesp, 2001.

MORAES, Neida Lúcia Borges de. O Espírito Santo é assim. Rio de Janeiro: [s.n.], 1971.

MOREIRA, Vânia Maria Lousada. A produção histórica dos vazios demográficos: guerra e chacinas no vale do rio Doce (1800-1830). DIMENSÕES – Revista de História da UFES, Vitória, n. 9, pp. 99-123, 2001.

MOREIRA, Vânia Maria Losada. Os índios e a historiografia. In: DIMENSÕES – Revista de História da Ufes, Vitória, n.13, pp. 87-104, 2001.

NASCIMENTO, Rafael C. A narrativa histórica da superação do atraso: um desafio historiográfico do Espírito Santo. Vitória: Milfontes, 2018.

NOVAES, Maria Stella de. História do Espírito Santo. Vitória: Fundo Editorial do Espírito Santo, 1964.

OLIVEIRA, José Teixeira. História do Espírito Santo. Vitória: Fundação Cultural do Espírito Santo, 1975.

PORTELA, Cristiane de Assis. Por uma história mais antropológica: indígenas na contemporaneidade. In: Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 151-160, jan./jun. 2009.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

SILVA, Tarcísio Glauco da. Junta Militar do Rio Doce: a posse da terra como um dos objetivos de conquista. In: DIMENSÕES – Revista do departamento de História da Ufes, Vitória, n. 18, pp. 301-331, 2006.

Downloads

Publicado

12-04-2023

Como Citar

Cerqueira do Nascimento, R. (2023). De heróis a inimigos: a representação dos índios na historiografia capixaba. Revista Do Arquivo Público Do Estado Do Espírito Santo, 6(11). Recuperado de https://periodicos.ufes.br/revapees/article/view/38163

Edição

Seção

Dossiê: Povos indígenas no Espírito Santo: desafios da invisibilidade histórica e protagonismo político-social