O conclave do "Papa" Geovani

um episódio da história do ES (2003)

Autores

  • André Ricardo Valle Vasco Pereira Departamento de História, Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

presidencialismo de coalizão, Espírito Santo (Estado), Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Paulo Hartung, José Carlos Gratz

Resumo

Este trabalho trata da eleição do deputado estadual Geovani Silva (PTB) para a presidência da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, no início de 2003. Pouco tempo depois, a Justiça anulou o pleito, dando ao governador Paulo Hartung (PSB) uma nova oportunidade para alterar o desenho da coalizão de governo que ele herdou, e que acabou sendo fundamental para explicar o evento. O processo se deu sob a influência do deputado José Carlos Gratz (PFL), que havia assumido a direção do que é chamado aqui de “Partido da Mesa Diretora (PMD)”, ou seja, um grupo autônomo que ocupou o núcleo da coalizão no Parlamento, retirando poder do Chefe do Executivo. Há uma interpretação clássica acerca da capacidade de direção dos governadores (ABRÚCIO, 1998), que não cabia para o ES até então. O evento tem a ver com esta diferença. O modelo que vigia até então concentrou recursos na presidência, que buscava atender aos pleitos dos parlamentares, de forma autônoma com relação ao Executivo. Um mero erro de cálculo deu a Hartung a possibilidade de mudar este aspecto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Ricardo Valle Vasco Pereira, Departamento de História, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, Professor Adjunto do Departamento de HIstória da UFES

Referências

ABRANCHES, Sérgio. Presidencialismo de coalizão: raízes da evolução do modelo político brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

ABRÚCIO, Fernando. Os Barões da Federação: os Governadores e a redemocratização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1998.

BASSI, Camillo M. Orçamento secreto: discutindo as consequências do caráter impositivo às emendas parlamentares do relator-geral. IPEA, Brasília, Nota Técnica n. 105, p. 1-13, 2023.

DAHL, Robert A. Poliarquia: participação e oposição. São Paulo: EDUSP, 2005.

GARCIA, Lúcia; AMORIM, Radanezi. Fitas ligam Gratz à eleição. A Gazeta, Vitória, 8 fev. 2003. Disponível em: gazetaonline.globo.com/jornalagazeta/politica/politica.php?cd_matia=111428&cd_site=41 Acesso em 8 fev. 2003.

PEREIRA, André R. V. V. Por baixo dos panos: governadores e assembleias no Brasil contemporâneo. Vitória: EDUFES, 2014.

RIBEIRO, Romiro. Empoderamento do Congresso Nacional, orçamento secreto e outras distorções do orçamento público: proposta de mudança. Revista Cadernos de Finanças Públicas, Brasília, Ed. 3, n. 22, p. 1-31, 2022.

SANTOS, Fabiano. Microfundamentos do clientelismo político no Brasil: 1959-1963. Dados, Rio de Janeiro, v. 38, n. 3, p. 459-496, 1995.

SANTOS, Fabiano; TRAUTMAN, Thomas. As eleições de 2022. In: INÁCIO, Magna; OLIVEIRA, Vanessa E. (Orgs). Democracia e eleições no Brasil: para onde vamos? São Paulo: Hucitec, 2022. p. 125-139.

SAQUETTO, Diemerson. A invenção do pastor político: imaginários de poder político construídos a partir da história das bancadas evangélicas. 2007. 317 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História das Relações Políticas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007.

Downloads

Publicado

09-11-2023

Como Citar

Vasco Pereira, A. R. V. (2023). O conclave do "Papa" Geovani: um episódio da história do ES (2003). Revista Do Arquivo Público Do Estado Do Espírito Santo, 6(12). Recuperado de https://periodicos.ufes.br/revapees/article/view/41075

Edição

Seção

Artigos