DA REPRESSÃO AO ACESSO: DA REPRESSÃO AO ACESSO:O CASO DO ACERVO DA DELEGACIA DE ORDEM POLÍCIA E SOCIAL (DOPS/ES) DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (1930 a 2010).

O CASO DO ACERVO DA DELEGACIA DE ORDEM POLÍCIA E SOCIAL (DOPS/ES) DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (1930 a 2010).

Autores

  • Pedro Ernesto Fagundes Univerisade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Palavras-chave:

DOPS/ES, Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, Ditadura Militar

Resumo

Nos últimos anos, a possibilidade de manuseio e análise do acervo documental da antiga Delegacia de ordem Política e Social (DOPS/ES) assumiu um papel relevante para a história recente. No Estado do Espírito Santo esse órgão de repressão, que surgiu oficialmente na década de 1930, atuou no monitoramento de entidades como a AIB e a ANL. Entre os anos de 1964 a 1985, o DOPS/ES desempenhou papel essencial na vigilância e contenção de qualquer movimento contestatório ao poder estabelecido. As atuais pesquisas, ampliados a partir da abertura dos arquivos do DOPS/ES, tem permitido o encontro dos pesquisadores com documentos de valor inestimável para a construção da memória política do Espírito Santo e do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Ernesto Fagundes, Univerisade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Prorfessor do Departamento de Arquivolgia UFES e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS). Doutor em História Social (UFRJ)

Referências

AQUINO, M. Aparecida et al. (orgs). O dissecar da estrutura administrativa do DEOPS/SP: o anticomunismo – doença do aparato repressivo brasileiro. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa oficial do Estado, 2003. v. 3. Série: Radiografias do Autoritarismo Republicano Brasileiro.

FAGUNDES, Pedro Ernesto. Vestígios de um esquecimento: a memória integralista no Sul do Estado do Espírito Santo. In: SCARPI, Michelle et al (Orgs). SCARPI, Michelle et al (Orgs). Vestígios da memória sul capixaba: em 11 narrativas. Vitória: Flor&Cultuta, 2011.

FAGUNDES, Pedro Ernesto. Coração Vermelho: Guilherme Tavares e a memória dos comunistas do Espírito Santo. In: SCARPI, Michelle et al (Orgs). Vestígios da memória sul capixaba: em 11 narrativas. Vitória: Flor&Cultuta, 2011.

FAGUNDES, Pedro Ernesto. Memórias Silenciadas: catalogo seletivo dos panfletos, cartazes e publicações confiscadas pela Delegacia de Ordem Política e Social do Estado do Espírito Santo - DOPS/ES (1930-1985). 1. ed. Vitória - ES: GM Editora, 2012

FAGUNDES, Pedro Ernesto; AMORIM, Vitor. A. OLIVEIRA, Ueber (Org.). O Estado do Espírito Santo e a Ditadura (1964-1985). 1. ed. Vitória: GM Editora, 2014

FICO, CARLOS. Como eles agiam. Os subterrâneos da Ditadura Militar: espionagem e polícia política. Rio de Janeiro: Record, 2001.

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Em guarda contra o “Perigo Vermelho”: o anticomunismo no Brasil (1917 – 1964). São Paulo: Perspectiva, 2002.

REIS, Daniel Aarão. Entre reforma e revolução: a trajetória do Partido Comunista do Brasil entre 1943 e 1964. In: História do marxismo no Brasil: partidos e organizações dos anos de 1920 aos 1960. RIDENTI, Marcelo; REIS, Daniel Aarão (Org.). Campinas: Unicamp, 2007, v. 5.

REZNIK, Luís. Democracia e segurança nacional: a polícia política no pós-guerra. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

Downloads

Publicado

09-11-2023

Como Citar

Fagundes, P. E. (2023). DA REPRESSÃO AO ACESSO: DA REPRESSÃO AO ACESSO:O CASO DO ACERVO DA DELEGACIA DE ORDEM POLÍCIA E SOCIAL (DOPS/ES) DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (1930 a 2010). : O CASO DO ACERVO DA DELEGACIA DE ORDEM POLÍCIA E SOCIAL (DOPS/ES) DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (1930 a 2010) . Revista Do Arquivo Público Do Estado Do Espírito Santo, 6(12). Recuperado de https://periodicos.ufes.br/revapees/article/view/41727

Edição

Seção

Artigos