PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE ARQUIVOLOGIA: UMA ANÁLISE DA TEMÁTICA ARQUIVO E EDUCAÇÃO NAS MATRIZES CURRICULARES
PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE ARQUIVOLOGIA: UMA ANÁLISE DA TEMÁTICA ARQUIVO E EDUCAÇÃO NAS MATRIZES CURRICULARES
Palavras-chave:
Arquivos, Educação Comprometida, Justiça SocialResumo
Trata-se de pesquisa que tem por objetivo analisar as disciplinas e ementas constantes nos Projeto Pedagógico dos Cursos de Arquivologia, dos 16 (dezesseis) cursos presenciais devidamente regularizados da federação, a fim de constatar se há interlocução entre a temática arquivos e a educação comprometida. Quanto aos procedimentos adotados, caracteriza-se por pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. O corpus foi selecionado a partir da leitura das disciplinas e ementas dos 16 (dezesseis) Projeto Pedagógico dos Cursos de Arquivologia. As informações foram dispostas em um documento Excel, realizando a caracterização dos campos: Universidade, quantidade de disciplinas, título das ementas e carga horária do curso. Das disciplinas analisadas, em todos os casos as disciplinas que trabalham a educação comprometida, nos Projeto Pedagógico dos Cursos de Arquivologia, representaram menos de 10% das disciplinas. Nos piores casos, chegaram a menos de 2% da grade curricular dos cursos. A análise e os resultados do presente estudo, demonstram que os cursos de Arquivologia têm preparado de forma superficial seus graduandos no que tange às disciplinas que tratam de justiça social, acesso à informação e diversidade social. Importante destacar que algumas ementas revelaram que mesmo as disciplinas que se comprometem a discutir estas temáticas, em algumas instituições de ensino, não dialogam com os arquivos, acesso à informação e com o labor arquivístico.
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