ANÁLISE DO SITE DA SHEIN: O SUPORTE AO USUÁRIO
Keywords:
Usuário, Acesso à informação, Informação, Necessidade informacionalAbstract
Após o momento da pandemia, vivenciado pela sociedade, observa-se a consolidação de novos ambientes virtuais voltados ao varejo. A implementação de várias plataformas digitais voltadas à venda, os e-commerces e a expansão dos marketplaces, levou o usuário (cliente) a ter novas necessidades informacionais que são o reflexo deste novo ambiente. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de atendimento via o Serviço de Atendimento ao Consumidor disponibilizado pela plataforma Shein. A metodologia utilizada fez uso da observação direta do site e aplicativos da referida empresa. Como resultados, menciona-se que ao realizar a observação do site e aplicativo, houve certa dificuldade com a arquitetura usada, e ausência de retorno às solicitações realizadas, o que demonstra um descompasso à política da empresa. Conclusões: Percebe-se ausência de um equilíbrio na troca de informações entre as partes de vendas e de relacionamento com o cliente/usuário.
Downloads
References
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de uso de usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994.
MARTUCCI, Elisabeth M. Abordagem sense-making para estudo de usuário. Porto Alegre: ABEBD-Associação Brasileira de Ensino de Biblioteconomia e Documentação da UFRGS, 1997.
MENDONÇA, Herbert Garcia de. E-commerce. Journal of Innovation, Projects and Technologies –JIPTRevista Inovação, Projetos e Tecnologias –IPTECVol. 4, N. 2. Jul./ Dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/iptec/article/view/9361/pdf_49. Acesso em: 01 mar. 2024.
RESCH, Sibelly; SILVA, Joice do Nascimento; PEREIRA, Jaiane Aparecida. MARKETPLACES E AS TRANSFORMAÇÕES NO VAREJO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, Anais.... 2020.
SCHENDES, William. Shein: conheça a história da marca que está bombando no Brasil. Olhar digital. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2022/11/09/pro/shein-conheca-a-historia-da-marca-referencia-em-fast-fashion/. Acesso em: 03 maio. 2023.
SHEIN. Sobre nós. Disponível em: https://br.shein.com/About-Us-a-117.html. Acesso em: 01 mar. 2024.
SILVA, Ana Rosa da. A experiência do usuário no acesso á informação: um retrato das bibliotecas universitárias da UFPE. Dissertação. 133f, 2022. (Mestrado em Ciência da Informação). Centro de Artes e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Pernambuco, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50670. Acesso em: 01 mar. 2024.
TOMÉ, Luciana Mota. Comércio eletrônico. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, ano 6, n.205, dez. 2021 (Caderno Setorial Etene). Disponível em: https://bnb.gov.br/s482-dspace/handle/123456789/1114. Acesso em: 01 mar. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.