Ideias em movimento: um diálogo entre Emma Goldman e Francisco Ferrer y Guardia

Autores/as

  • Nilciana Alves Martins

Palabras clave:

Emma Goldman, Francisco Ferrer, História Intelectual

Resumen

O presente trabalho busca refletir sobre qual era a perspectiva da anarquista e feminista Emma Goldman em torno da proposta pedagógica de Francisco Ferrer. Dada a necessidade inicial de compreender qual era a proposta de Ferrer, analisaremos sua principal obra, “A Escola Moderna”, escrita em 1909. Enquanto Ferrer estava encarcerado em Montijuic, Goldman foi uma das figuras que, nos Estados Unidos da América, mobilizou suas redes de sociabilidade em defesa do anarquista espanhol. Além disso, Goldman participou da criação do projeto Francisco Ferrer Association, como também escreveu sobre Ferrer e sua proposta pedagógica. Dito isso, fica evidente a existência de um “diálogo intelectual” entre esses dois personagens e, nesse sentido, para compreender a perspectiva de Goldman, investigaremos o seu artigo “Francisco Ferrer y la Escuela Moderna” e sua conferência denominada “La importancia social de la Escuela Moderna”. Por fim, pretendemos compreender, à luz da proposta metodológica desenvolvida pelo historiador britânico Quentin Skinner, qual era a perspectiva intelectual de Goldman no que se refere à produção teórica e atuação política de Francisco Ferrer.

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Publicado

14-01-2021

Cómo citar

Alves Martins, N. (2021). Ideias em movimento: um diálogo entre Emma Goldman e Francisco Ferrer y Guardia. Revista Do Arquivo Público Do Estado Do Espírito Santo, 4(7). Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/revapees/article/view/33969

Número

Sección

Dossiê: Mulheres e Gênero na historiografia capixaba