BAILES DE CONGOS DE SÃO BENEDITO EM ITAÚNAS: MEMÓRIAS E SABERES DE MESTRES
Palabras clave:
mestres, memória, saberes tradicionais, Baile de Congos de São Benedito.Resumen
O objetivo do artigo é analisar memórias e saberes de mestres de agrupamentos de culturas tradicionais, que chamam de tradição e/ou cultura. Trata-se de mestres dos seguintes grupos de “Baile de Congos de São Benedito”: Bongado; Itaúnas e Quilombo Angelim. Todos esses grupos ensaiam e realizam suas festas na vila de Itaúnas e nos seus arredores, no município de Conceição da Barra (ES). Na pesquisa etnográfica, empregamos o método da observação participante em ensaios e eventos festivos, além de realizarmos entrevistas para coleta de dados por meio de narrativas de vida com os mestres. Verificamos, nos resultados da pesquisa, que as memórias dos sujeitos das narrativas remetem para antigos e atuais lugares e personagens que atuaram nos processos de transmissão cultural nos grupos estudados e na vila de Itaúnas. Concluímos que os mestres estão inseridos em um processo de transmissão cultural, pois receberam saberes de seus pais, avós e tios e cumprem as promessas aos ancestrais e ao santo, de transmitirem a tradição para as novas gerações.
Descargas
Citas
ABREU, Regina; CHAGAS, Mário. Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. DP&A: RJ, 2010.
BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida - a pesquisa e seus métodos. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
GUIMARÃES, Aissa Afonso; OLIVEIRA, Osvaldo Martins de. Jongos e Caxambus: culturas afro-brasileiras no Espírito Santo. UFES-Proex: Vitória – ES, 2017.
MAXIMILIANO, Príncipe de Wied Neuwied. Viagem ao Brasil. São Paulo: Nacional, 1940.
NORA, Pierre. Entre Memória e História, a problemática dos lugares. Tradução Yana Aun Khoury. In: Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-graduados de História. Programa de Pós-Graduação de História da PUC-SP. v. 10 (1993) ISSN 2176-2767 disponível em: https://revistas.pucsp.br/revph/issue/view/851/showToc
OLIVEIRA, Osvaldo Martins de; OLIVEIRA, Rosa Maria de. Baile de Congos de São Benedito e seus mestres: Tradição cultural, memória e reexistência. SIMBIÓTICA, v. 9, p. 99-121, 2022. Disponível em https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/39247
OLIVEIRA, Osvaldo M. Quilombos e demarcadores de identidades: análise sucinta de três casos no estado do Espírito Santo. Ambivalências, vol. 4, 2016, p. 10-41. Disponível em http://www.seer.ufs.br/index.php/Ambivalencias/issue/view/475
OLIVEIRA, Osvaldo Martins de. Ticumbi: o Baile dos Congos para São Benedito. In: OLIVEIRA, Osvaldo Martins de (Org.). Cleber Maciel. Negros no Espírito Santo. 2ª ed. Vitória, (ES): Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2016. P. 215-220. Disponível em: https://ape.es.gov.br/Media/ape/PDF/Livros/MioloLivroNegros_FINAL_BAIXA.pdf.
OLIVEIRA, Osvaldo M (org.). Culturas Quilombolas do Sapê do Norte: Farinha, beiju, reis e bailes dos congos. Vitória (ES): Editora Santo Antônio, 2009.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. In: Estudos Históricos, RJ, vol. 5, n. 10, 1992: 200-212.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. In: Estudos Históricos, RJ, vol. 5, n. 10, 1989, p. 3-15.
RUSSO, Maria do Carmo de Oliveira. Cultura política e relações de poder na região de São Mateus: o papel da Câmara Municipal (1848/1889). Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História do CCHN/UFES. Vitória, ES: 2007.
THOMPSON, Paul. A transmissão cultural entre gerações dentro das famílias: uma abordagem centrada em histórias de vida. In: DINIZ, Eli; LOPES, J.S; Luiz; PRANDI, Reginaldo (org.). Ciências Sociais hoje. São Paulo: ANPOCS/HUCITEC, 1993. p. 9-20.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.