O O rio Itapemirim e São Tomé

As movimentações sociais, políticas e econômicas existentes no sul do Espírito Santo no século XVI.

Autores/as

  • Lucas da Silva Machado UFES

Palabras clave:

Itapemirim, São Tome, sul do Espírito Santo, Colonização.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo estudar o rio Itapemirim e suas movimentações sociais, políticas e econômicas existentes no sul do Espírito Santo nos séculos XVI. Neste sentido, Será apresentado quais os contextos que fizeram o Itapemirim pertencer a capitania de São Tomé e por que não permaneceu nessa jurisdição político-administrativa, assim como as conexões interpessoais que ocorreram ao longo do século XVI. Para isso, é abordados relatos de viajantes e párocos, que proporcionam um olhar diferenciado sobre o rio Itapemirim, registros oficiais do governo do Espírito Santo e uma cartografia ampla que aponta o crescimento do conhecimento acerca de Itapemirim.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BELLUZZO, Ana Maria. A propósito d’ o Brasil dos viajantes. Revista USP, São Paulo, 1996, n. 30.

BAVIERA, Teresa. Viagem ao Espírito Santo 1888. Vitória: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2013.

Brasiliaanze Scheepvaard door, de Johan Lerius gedaan vit Urankryk, in't Iaar de 1556. Acervo da Biblioteca digital Luso-Brasileira.

CARVALHO, Augusto de. Apontamentos para a história da capitania de São Tomé. Campos dos Goitacazes, 1888.

CINTRA, Jorge Pimentel. Os limites das capitanias hereditárias do sul e o conceito de território. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Sér. v.25. n.2. p. 203-223. Mai.-Ago. 2017.

DAEMON, Basílio Carvalho. Província do Espírito Santo: Sua Descoberta, História Cronológica, Sinopse e Estatística; Coordenação, Notas e Transição de Maria Clara Medeiros Santos Neves. – 2.ED.-. Vitória: Secretaria de Estado e Cultura; Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2010.

FEYDIT, Júlio. Subsídios para a história dos Campos dos Goytacazes. Rio de Janeiro: Gráfica Luartson, 2004.

LAMEGO, Alberto. Terra Goitacá, à luz de documentos inéditos. Niterói: Diário Oficial, 1942.

LAMEGO FILHO, Alberto. O Homem e o Brejo. Rio de Janeiro. Biblioteca Geográfica Brasileira. Série A “Livros”, IBGE, 1945.

MACHADO, Laryssa da Silva. Retratos da escravidão em Itapemirim - ES: uma análise das famílias escravas entre 1831-1888. Dissertação (mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória: 2019.

MARQUES, Cezar Augusto. Dicionário Histórico, Geográfico e Estatístico da Província do Espírito Santo. Vitória: Arquivo Público do Espírito Santo, 2003.

Mapa Terra Brasilis, do Atlas Miller de 1519. Disponível em: FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). BNDIGITAL. A Cartografia Histórica do século XVI ao XVIII. Rio de Janeiro. Disponível em https://bndigital.bn.gov.br/dossies/biblioteca-virtual-da-cartografia-historica-do-seculo-xvi-ao-xviii/artigos/terra-brasilis/. Acesso em 06 de abril de 2021.

MENDES, Natália Gomes de Souza. Estudo das vazões na bacia hidrográfica do rio Itapemirim. Dissertação (Mestrado) apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo. Jerônimo Monteiro–ES, 2016.

NASCIMENTO, Bruno César. Viagens à Capitania do Espírito Santo: 200 anos das expedições científicas de Maximiliano de Wied-Neuwied e Auguste SaintHilaire.. Vitória: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2018

OLIVEIRA, José Teixeira de. História do Estado do Espírito Santo. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2008.

PESSANHA, Yvan Senra. Campista. Nem fiado nem à vista: A saga dessa gente que não se vende. Niterói: Imprensa Oficial. Campos dos Goytacazes, 1999.

QUINTÃO, Leandro do Carmo. A Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo e a Interiorização da Capital. Vitória: Secult, 2010

REIS, Fabio Paiva. As Representações Cartográficas da Capitania do Espírito Santo no Século XVII. Tese (Doutorado) apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa da Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais. Braga, Portugal 2017.

ROCHA, Levy. Crônicas de Cachoeiro. Rio de Janeiro: Editora Livros S. A., 1966.

ROCHA, Levy. Viagem de Pedro II ao Espírito Santo. Vitória: Secretaria de Educação; Secretaria de Estado da Cultura; Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2008.

SALETTO, Nara. Transição para o trabalho livre e pequena propriedade no Espírito Santo (1888-1930). Vitória: Edufes,1996

SAINT-HILAIRE, Auguste. Segunda Viagem ao interior do Brasil. Espírito Santo. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1936, Coleção Brasiliana, v. 72.

SARAT, Magda. Literatura de viagem: olhares sobre o Brasil nos registros dos viajantes estrangeiros. Patrimônio e Memória. São Paulo, 2011, v. 7, n. 2, p. 33–54.

SOFFIATI, Arthur. O norte do Rio de Janeiro no século XVI: à luz da história mundial e da eco-história. Rio de Janeiro: Autografia, 2019.

VARNHAGEN, Francisco Adolfos. História Geral do Brasil antes da sua eparação e Independência de Portugal. Rio de Janeiro: E. & H. Laemmert, 1887.

Publicado

16-09-2024

Cómo citar

da Silva Machado, L. (2024). O O rio Itapemirim e São Tomé: As movimentações sociais, políticas e econômicas existentes no sul do Espírito Santo no século XVI. Revista Do Arquivo Público Do Estado Do Espírito Santo, 7(13). Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/revapees/article/view/44179

Número

Sección

Artigos