A Central Brasileira nas pegadas do Sr./ “Seu” Kilowatt: publicidade e política na sociedade capixaba de 1936 – 1950
Mots-clés :
Sr./ “Seu” Kilowatt, Amforp, Reedy Kilowatt, C.C.B.F.E.Résumé
Este artigo versa sobre a história do Sr./ “Seu” Kilowatt, o personagem publicitário da American Foreign and Power (Amforp), empresa norte-americana nascida em 1923, atuante nas cidades brasileiras a partir de 1927. No Espírito Santo, a Companhia Central Brasileira de Força Elétrica (CCBFE) era a representante da multinacional. O personagem chegou ao Brasil em 1936 substituindo a publicidade de eletrodomésticos da General Eletric (GE), sendo ele também uma multinacional americana, a Reedy Kilowatt Inc. Presente em vários países do mundo desde 1932, cumpria diversas funções, adequando-se às realidades locais e assumindo um papel educativo para com seus consumidores. Para estudar essa mascote, a análise da imagem de Martine Joly e a análise da publicidade de Clotilde Perez se fazem úteis.