A RELAÇÃO DOS ESPAÇOS COLETIVOS DE DISCUSSÃO DO SABER PEDAGÓGICO EM CONTRAPOSIÇÃO À SOLIDÃO DO FAZER DOCENTE
Mots-clés :
Educação do Campo, Macrocentro, Formação Continuada de ProfessoresRésumé
Os Macrocentros se constituem em espaços de formação continuada e discutem a política de Educação do Campo no Espírito Santo, a produção de orientações curriculares e de material didático para as classes multisseriadas. O objetivo deste artigo é demonstrar a importância dos espaços de construção coletiva do saber pedagógico em formações continuadas de professores, num diálogo com autores como António Nóvoa, Paulo Freire e Michel de Certeau, para apoiar epistemologicamente nossas abordagens. Trata-se de um estudo de caso com abordagem investigativa no espaço coletivo de discussão e de produção de saberes e fazeres pedagógicos denominado Macrocentro “Vozes do Campo”. A partir da coleta de dados, da análise e da conceituação do problema, focamos os percursos e contornos que integram a formação continuada de professores das escolas multisseriadas do campo em suas múltiplas realidades. Os resultados apontam para um espaço de formação continuada de professores sujeitos de sua própria formação e da formação de seus pares que pressupõe a construção de camadas de sentidos no processo de compartilhamento de experiências, além de usos e apropriações que transformarão as escolas do campo em espaços de formação dos próprios professores, da sua profissionalidade e da sua pessoalidade, (re)inventando o cotidiano das escolas do campo, tornando-as um lugar praticado e transformando-as em espaços de formação de professores.
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