Hierápolis, Atenas e Roma: a retórica geográfica e a Segunda Sofística
DOI :
https://doi.org/10.17648/rom.v0i13.23345Résumé
Este trabalho apresenta o pensamento geográfico de Luciano de Samósata no contexto da Segunda Sofística, como meio de uma construção retórica do elogio e do vitupério relacionados a centros do Império Romano. Luciano pesa e avalia o discurso instigado por cidades como Atenas, Roma e a vizinha à sua cidade natal de Samósata, Hierápolis, ou “Cidade Santa”, segundo o modelo do discurso epidítico. Assim, procura-se investigar de que maneira temas associados às cidades, às viagens e à geografia refletem na formação do discurso de Luciano, enquanto meio para confrontar e desafiar as grandes questões que atribulavam sua geração. Deve-se, portanto, explorar como Luciano constrói o mapa do Império e se situa dentro deste, prestando atenção à sua caracterização de cidades, e especialmente à húbris epistêmica gerada pelas intersecções culturais do Império.
Téléchargements
Références
Documentação primária
LUCIANO DE SAMÓSATA. A Deusa Síria. Tradução, Introdução e Notas de Custódio Magueijo. In: LEÃO, D. (Dir.). Luciano VII. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013. v. 7.
LUCIANO DE SAMÓSATA. Contra os assalariados dos grandes. Tradução, Introdução e Notas de Custódio Magueijo. In: LEÃO, D. (Dir.). Luciano IV. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013. v. 4
LUCIANO DE SAMÓSATA. Nigrino. Tradução, Introdução e Notas de Custódio Magueijo. In: LEÃO, D. (Dir.). Luciano VI. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013. v. 6.
LUCIANO DE SAMÓSATA. Os ressuscitados ou o pescador. Tradução, Introdução e Notas de Custódio Magueijo. In: LEÃO, D. (Dir.). Luciano IV. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013. v. 4
LUCIANO DE SAMÓSATA. Sobre os Sacrifícios. Tradução, Introdução e Notas de Custódio Magueijo. In: LEÃO, D. (Dir.). Luciano IV. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013. v. 4.
Obras de apoio
BARRIGÓN, C. Luciano y la creencia en los oráculos. In: MARCOS CASQUERO, M. A. (Org.). Creencias y supersticiones en el mundo clásico y medieval. León: Universidad de León, 2000, p. 23-42.
BRANDÃO, J. J. L. Em nome da (in)diferença: o mito grego e os apologistas cristãos do segundo século. Campinas: Unicamp, 2014.
BRANDÃO, J. L. Biografia literária: Luciano de Samósata. Belo Horizonte: UFMG, 2015.
COLLINS, J. J. Introduction to the Hebrew Bible. Minneapolis: Augsburg Fortress, 2009.
DIRVEN, L. The author of “De Dea Syria” and his cultural heritage. Leiden: Brill, 1997.
HAYES, E.; NIMIS, S. Lucian’s On the Syrian Goddess. Oxford: Faenum Publishing, 2012.
L’HEUREUX, C. E. In and out of paradise: the book of Genesis from Adam and Eve to the Tower of Babel. New York: Paulist Press, 1983.
LIGHTFOOT, J. L. On the Syrian goddess. Oxford: Oxford University Press, 2003.
NASRALLAH, L. Mapping the world: Justin, Tatian, Lucian, and the Second Sophistic. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
RIBEIRO, O. L. Interpretação histórico-social das duas narrativas de dilúvio da Bíblia Hebraica. Horizonte, v. 15, n. 48, p. 1446-1479, 2017.
SOARES, H. Da P. O culto de Atargátis no Império Romano: entre a religio e a superstitio. Romanitas, n. 7, p. 218-237, 2016.
SANTO, A. E. A Retórica do Elogio. eHumanista, v. 22, p. 190‑210, 2012.
Fichiers supplémentaires
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos 2019

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
a. L’Auteur mantient les droits d’Auteur et accorde à la revue le droit de première publication.
b. L’Auteur a l’autorisation pour assumer des contrats additionnels séparément, pour distribution non exclusive de la version du travail publiée dans cette revue (ex.: publier en répertoire institutionnel ou comme chapitre de livre), avec reconnaissance de l’Auteur et publication initiale dans cette revue.
c. L’Auteur a l’autorisation et est encouragé à publier et distribuer leur travail en ligne (ex.: dans des répertoires institutionnels ou dans votre page personnelle) après la première publication par la revue, avec les créances.
d. Les textes de la revue sont publiés sous Licence CC BY 4.0 Deed Attribution 4.0 International (CC BY).