Registros autobiográficos e o artesanato sociológico do Slam resistência no ensino de Sociologia
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43009Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, Autobiografia, Slam resistência, Artesanato SociológicoResumo
A presente pesquisa apresenta caminhos potencializadores do ensino de Sociologia com o objetivo de compartilhar avanços, desafios e resultados de ações pedagógicas no cerne da concepção de artesania sociológica. Frente ao desafio de superar concepções e práticas tradicionais das aulas enciclopédicas e enfadonhas, tanto em contexto escolar como universitário, estabelecemos novos padrões de potenciais mobilizadores no ensino de Sociologia. Por meio de recursos pedagógicos voltados ao uso de registros autobiográficos, somados ao movimento de significação dos conhecimentos através da criação e declamação de poesias com o uso do Slam resistência, dentro de uma perspectiva pedagógica teoricamente fundamentada, foi possível identificar avanços educacionais contidos nessas novas metodologias no ensino de Sociologia. Construir no espaço de ensino formas vivas de conhecimento, capazes de relacionar a vida dos estudantes com os conhecimentos sociológicos, posteriormente transformados em poesias narradas e verbalizadas em espaços públicos, constitui o desafio materializado na presente pesquisa.
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