Registros autobiográficos e o artesanato sociológico do Slam resistência no ensino de Sociologia

Autores

  • Ivan Penteado Dourado Universidade do Estado de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-4529-831X
  • Pablo Fernandes Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43009

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Autobiografia, Slam resistência, Artesanato Sociológico

Resumo

A presente pesquisa apresenta caminhos potencializadores do ensino de Sociologia com o objetivo de compartilhar avanços, desafios e resultados de ações pedagógicas no cerne da concepção de artesania sociológica. Frente ao desafio de superar concepções e práticas tradicionais das aulas enciclopédicas e enfadonhas, tanto em contexto escolar como universitário, estabelecemos novos padrões de potenciais mobilizadores no ensino de Sociologia. Por meio de recursos pedagógicos voltados ao uso de registros autobiográficos, somados ao movimento de significação dos conhecimentos através da criação e declamação de poesias com o uso do Slam resistência, dentro de uma perspectiva pedagógica teoricamente fundamentada, foi possível identificar avanços educacionais contidos nessas novas metodologias no ensino de Sociologia. Construir no espaço de ensino formas vivas de conhecimento, capazes de relacionar a vida dos estudantes com os conhecimentos sociológicos, posteriormente transformados em poesias narradas e verbalizadas em espaços públicos, constitui o desafio materializado na presente pesquisa.

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Biografia do Autor

Ivan Penteado Dourado, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Professor no curso de Pedagogia e Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/FAED. Pesquisador do Grupo de Pesquisa LUTE - Lutas Sociais, Trabalho e Educação.

Pablo Fernandes Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor de Sociologia da Educação Básica Regular e na modalidade EJA. Integrante do Grupo de Pesquisa Sociologia Urbana e Internacionalização das Cidades.

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Publicado

08-11-2024

Como Citar

Dourado, I. P., & Costa, P. F. (2024). Registros autobiográficos e o artesanato sociológico do Slam resistência no ensino de Sociologia. Simbiótica. Revista Eletrônica, 11(2), 114–135. https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43009

Edição

Seção

Dossiê