A educação moral de Durkheim e a reforma do Ensino Médio brasileiro

o individualismo em disputa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43080

Palavras-chave:

reforma do Ensino Médio, Émile Durkheim, individualismo, racionalidade neoliberal

Resumo

O presente artigo, a partir do arcabouço teórico durkheimiano, discute como as transformações educacionais recentes, implementadas pela reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017), impactam no papel da escola e orienta a formação dos alunos para um individualismo coerente com os princípios da racionalidade neoliberal. Nesse sentido, o trabalho divide-se em três partes. A primeira, foca em apresentar a reforma do Ensino Médio e sua articulação com a governamentalidade neoliberal e a formação do indivíduo para o “novo” espírito do capitalismo. A segunda, como a educação e a escola são discutidas na sociologia durkheimiana, a partir das obras Educação e Sociologia, A educação moral e A evolução pedagógica. Por fim, na terceira etapa, busca-se relacionar a educação republicana defendida por Durkheim e a sua crítica à noção de individualismo “sórdido” de cunho utilitarista, o qual podemos ver suas nuances na reforma que está em curso no Ensino Médio brasileiro.

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Biografia do Autor

Felipe de Souza Blanco, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado no Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, bolsista FAPERJ.

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Publicado

08-11-2024

Como Citar

Blanco, F. de S. (2024). A educação moral de Durkheim e a reforma do Ensino Médio brasileiro: o individualismo em disputa. Simbiótica. Revista Eletrônica, 11(2), 35–51. https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43080

Edição

Seção

Dossiê