A educação moral de Durkheim e a reforma do Ensino Médio brasileiro
o individualismo em disputa
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43080Palavras-chave:
reforma do Ensino Médio, Émile Durkheim, individualismo, racionalidade neoliberalResumo
O presente artigo, a partir do arcabouço teórico durkheimiano, discute como as transformações educacionais recentes, implementadas pela reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017), impactam no papel da escola e orienta a formação dos alunos para um individualismo coerente com os princípios da racionalidade neoliberal. Nesse sentido, o trabalho divide-se em três partes. A primeira, foca em apresentar a reforma do Ensino Médio e sua articulação com a governamentalidade neoliberal e a formação do indivíduo para o “novo” espírito do capitalismo. A segunda, como a educação e a escola são discutidas na sociologia durkheimiana, a partir das obras Educação e Sociologia, A educação moral e A evolução pedagógica. Por fim, na terceira etapa, busca-se relacionar a educação republicana defendida por Durkheim e a sua crítica à noção de individualismo “sórdido” de cunho utilitarista, o qual podemos ver suas nuances na reforma que está em curso no Ensino Médio brasileiro.
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