O Ensino de Sociologia

temas e tensões dos nossos tempos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.46675

Palavras-chave:

ensino de sociologia, sociologia, educação

Resumo

O presente texto traz um panorama das discussões provocadas pelo retorno da disciplina de Sociologia ao currículo escolar em 2008, e apresenta os textos deste dossiê dedicado ao tema. A volta como disciplina obrigatória ao Ensino Médio provocou um novo ciclo de discussão sobre o papel da Sociologia na educação básica, sobre as metodologias de ensino específicas, sobre o perfil docente, sobre as experiências decorrentes da atuação de programa institucionais voltados à formação docente e seus impactos sobre as licenciaturas em Ciências Sociais, bem como reflexões sobre a posição da Sociologia ante mudanças recentes na organização e currículo provocados pela Reforma do Ensino Médio e pela Base Nacional Curricular Comum. Esses e outros temas, e seus diversos tensionamentos, estão presentes a partir dos dados e análises ofertadas pelos autores(as) dos artigos presentes neste dossiê sobre o ensino de sociologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danyelle Nilin Gonçalves, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Associada da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora nacional e local do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO). Coordenadora do Comitê de Pesquisa em Ensino de Sociologia da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).

Irapuan Peixoto Lima Filho, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Sociologia, professor associado do Departamento de Ciências Sociais, do Programa de Pós-graduação em Sociologia e do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador do Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (Lepec).

Harlon Romariz Rabelo Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Programa de Pós-graduação em Sociologia e do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Referências

Duarte, Rodrigo G. (2023). “A implementação de uma política educacional no contexto da pandemia da Covid-19: o Programa Aprendizagem na Idade Certa no Cariri cearense”. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 10, n. 23, pp. 259-280, 17. [Consult. 28-10-2024]. Disponível em https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17892

Ferreira, Wallace; Santana, Diego C. (2018). “A reforma do ensino médio e o ensino de Sociologia”. Perspectiva Sociológica, n. 21, pp. 41-53. [Consult. 28-10-2024]. Disponível em https://doi.org/10.33025/rps.v1i21.1740

Gonçalves, Danyelle N. (2020). “Ser professor em tempos de Escola Sem Partido” in D. N. Gonçalves e I. P Lima Filho (orgs.). Escola e universidade: encontros entre sociologia e educação. Fortaleza, Imprensa Universitária. Disponível em http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52734

Gonçalves, Danyelle N.; Lima Filho, Irapuan P.; Santos, Harlon R. R. (2024). “Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes”. Educação e Pesquisa, v. 50, pp. e273348. [Consult. 28-10-2024]. Disponível em https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273348por

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (2024). Censo Escolar da Educação Básica 2023: resumo técnico. Brasília, INEP.

Lopes, Francisco Willams R. (2021). “(Des)continuidades na política de um currículo nacional: a Sociologia nos arranjos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil”. Revista de Ciências Sociais, v. 52, n. 1, pp. 245-282. [Consult. 28-10-2024]. Disponível em https://doi.org/10.36517/10.36517/rcs.52.1.a02

Michetti, Miqueli. (2020). “Entre a legislação e a crítica: as disputas acerca da BNCC”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 35, n. 102, pp. e3510221. [Consult. 28-10-2024]. Disponível em https://doi.org/10.1590/3510221/2020

Motta, Vânia C.; Frigotto, Guadêncio. (2017). “Por que a urgência da reforma do ensino médio? Medida provisória nº 746/2016 (Lei nº 13.415/2017)”. Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, pp. 355-372. [Consult. 28-10-2024]. Disponível em https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017176606

Oliveira, Breyner R.; Oliveira, Ana Cristina P.; Jorge, Gláucia M. S.; Coelho, Jianne I. F. (2021). “Implementação da educação remota em tempos de pandemia: análise da experiência do Estado de Minas Gerais”. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 1, pp. 84-106. [Consult. 28-10-2024]. Disponível em https://doi.org/10.21723/riaee.v16i1.13928

Spink, Peter K,; Clemente, Roberta; Keppke, Rosane. (2001). Continuidade e Descontinuidade Administrativa: uma análise de fatores que contribuem para a manutenção de programas, projetos e atividades públicas de êxito em governos locais brasileiros. Relatório de pesquisa nº 60/2001 apresentado à Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo.

Silva, Ileizi F.; Alves Neto, Henrique; Vicente, Daniel. (2015). “A proposta da Base Nacional Comum Curricular e o debate entre 1988 e 2015”. Ciências Sociais Unisinos, v. 51, n. 3, pp. 330-342. [Consult. 28-10-2024]. Disponível em https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.10

Silva, Rita de C.; Di Pierro, Maria C. (2022). “Os impactos da Covid-19 nos direitos educativos de migrantes e refugiados adultos: notas de pesquisa”. Educação em Revista, v. 38, pp. e34185. [Consult. 28-10-2024]. Disponível em https://doi.org/10.1590/0102-469834185

Downloads

Publicado

08-11-2024

Como Citar

Gonçalves, D. N., Lima Filho, I. P., & Santos, H. R. R. (2024). O Ensino de Sociologia: temas e tensões dos nossos tempos. Simbiótica. Revista Eletrônica, 11(2), 01–10. https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.46675

Edição

Seção

Dossiê