O Ensino de Sociologia

temas e tensões dos nossos tempos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.46675

Palavras-chave:

ensino de sociologia, sociologia, educação

Resumo

O presente texto traz um panorama das discussões provocadas pelo retorno da disciplina de Sociologia ao currículo escolar em 2008, e apresenta os textos deste dossiê dedicado ao tema. A volta como disciplina obrigatória ao Ensino Médio provocou um novo ciclo de discussão sobre o papel da Sociologia na educação básica, sobre as metodologias de ensino específicas, sobre o perfil docente, sobre as experiências decorrentes da atuação de programa institucionais voltados à formação docente e seus impactos sobre as licenciaturas em Ciências Sociais, bem como reflexões sobre a posição da Sociologia ante mudanças recentes na organização e currículo provocados pela Reforma do Ensino Médio e pela Base Nacional Curricular Comum. Esses e outros temas, e seus diversos tensionamentos, estão presentes a partir dos dados e análises ofertadas pelos autores(as) dos artigos presentes neste dossiê sobre o ensino de sociologia.

Biografia do Autor

  • Danyelle Nilin Gonçalves, Universidade Federal do Ceará

    Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Associada da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora nacional e local do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO). Coordenadora do Comitê de Pesquisa em Ensino de Sociologia da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).

  • Irapuan Peixoto Lima Filho, Universidade Federal do Ceará

    Doutor em Sociologia, professor associado do Departamento de Ciências Sociais, do Programa de Pós-graduação em Sociologia e do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador do Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (Lepec).

  • Harlon Romariz Rabelo Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

    Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Programa de Pós-graduação em Sociologia e do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

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Publicado

08-11-2024

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

O Ensino de Sociologia: temas e tensões dos nossos tempos. (2024). Simbiótica. Revista Eletrônica, 11(2), 01-10. https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.46675