Letramento digital, leitura de hipertextos: o e-mail como uma possibilidade pedagógica na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v4i1.19457Abstract
Resumo: O presente artigo, resultado de um caminho percorrido durante a implementação do projeto “Letramento digital, leitura de hipertextos: o e-mail como uma possibilidade pedagógica na Educação de Jovens e Adultos”, volta seu olhar para o desenvolvimento das diferentes capacidades e competências leitoras, a partir do gênero digital e-mail, buscando uma concreta inclusão de alunos da Educação de Jovens e Adultos, doravante EJA, nas práticas sociais intermediadas pela rede digital. Nesse sentido, por meio do estudo das especificidades linguísticas, enunciativas e discursivas do e-mail, objetiva-se ampliar as experiências com as diferentes funções sociocomunicativas que o gênero oferece. Sob tal enfoque, este projeto foi desenvolvido em uma turma do Ensino Fundamental – Fase II da única escola de EJA do município de Ibaiti, Paraná, como um trabalho efetivo com o gênero da esfera digital e-mail, visando o desenvolvimento do letramento digital de alunos com pouco ou nenhum contato com computadores. Para transposição didática do gênero buscou-se aporte teórico em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), por meio da Sequência Didática, cujo objetivo é o de permitir que o aluno domine melhor um determinado gênero, possibilitando a adequação da sua escrita ou fala a cada situação de comunicação que participar.
Palavras-chave: letramento; letramento digital; gêneros digitais; leitura de hipertextos.
Resumen: En este artículo, el resultado de un camino recorrido durante la aplicación de la “alfabetización digital, la lectura de hipertexto: el correo electrónico como una oportunidad educativa en la educación de jóvenes y adultos”, a su vez su mirada al desarrollo de diferentes capacidades y lectores, habilidades de género digital email, que buscan una incorporación concreta de los estudiantes de la Educación de Jóvenes y Adultos, ahora EJA, en las prácticas sociales mediadas por la red digital. En este sentido, a través del estudio de las especificidades lingüísticas, la enunciación discursiva y de correo electrónico, el objetivo es ampliar las experiencias con diferentes funciones comunicativas sociales que ofrece el género. Bajo este enfoque, este proyecto se ha desarrollado en una clase de la escuela primaria - Fase II sola escuela EJA la ciudad de Ibaiti, Paraná, como un trabajo eficaz con el género de la esfera digital de correo electrónico, para el desarrollo de la alfabetización digital estudiantes con poco o ningún contacto con los ordenadores. Para transposición didáctica del género que se busca apoyo teórico en Dolz, Noverraz y Schneuwly (2004) a través de la secuencia didáctica, cuyo objetivo es permitir al estudiante para dominar mejor un género en particular, lo que permite la adaptación de su escribir o hablar a cada situación de comunicación que participan.
Palabras clave: la instrucción; alfabetización digital; géneros digitales; la lectura de hipertexto.
Abstract: This article, the result of a path taken during the implementation of the “digital literacy, hypertext reading: e-mail as an educational opportunity in the Youth and Adult Education”, turn your gaze to the development of different capacities and readers skills, from digital email gender, seeking a concrete inclusion of students of the Youth and Adult Education, now EJA, in social practices mediated by digital network. In this sense, through the study of linguistic specificities, enunciation and discursive email, the objective is to broaden the experiences with different social communicative functions that the genre offers. Under such an approach, this project was developed in a class of elementary school - Phase II single school EJA the city of Ibaiti, Paraná, as an effective work with the genre of digital sphere e-mail, for the development of digital literacy students with little or no contact with computers. For didactic transposition of the genre is sought theoretical support in Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) through the Didactic Sequence, whose goal is to allow the student to master better a particular genre, allowing the adaptation of its writing or speaking to each communication situation that participate.
Keywords: literacy; digital literacy; digital genres; reading hypertext.
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