Mediação didática lúdica em Sociologia no Ensino Fundamental
análises e proposições
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43053Palavras-chave:
sociologia escolar, mediação didática, ensino fundamentalResumo
O artigo discute a presença e a dinâmica da Sociologia no Ensino Fundamental brasileiro, utilizando como suporte metodológico um mapeamento da ocorrência da Sociologia nessa etapa educacional e a análise de propostas didáticas aplicadas durante o ano de 2022, em uma escola municipal da cidade de São Leopoldo (RS). Dessa forma, o texto tem como objetivo problematizar o ensino da disciplina à luz da prática cotidiana na escola básica, enfatizando uma mediação didática lúdica. Ao apresentar e analisar quatro proposições pedagógicas, sublinhamos a importância do caráter prático das atividades, em diálogo com conceitos e teorias. Considerando que a docência no Ensino Médio é apenas uma das dimensões possíveis para a Sociologia escolar, sua presença no Ensino Fundamental demonstra potencial e vitalidade, na medida em que se relaciona com crianças e adolescentes nos estágios iniciais da formação educacional.
Downloads
Referências
Silva, Afranio et al. (2014). Sociedade em Movimento. São Paulo, Moderna.
Alfenas. (2022). Lei nº 5.129 de fevereiro de 2022. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em http://www.cmalfenas.mg.gov.br/publicacoes/leis-2022
Belém. (2004). Lei nº 8338 de 08 de julho de 2004. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em https://cm-belem.jusbrasil.com.br/legislacao/574128/lei-8338-04
Brasil. (2017). Lei nº. 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). [Consult. 15-11-2023]. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Cariacica. (2012). Diretrizes Curriculares do Município de Cariacica - Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). [Consult. 15-11-2023]. Disponível em https://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2016/06/DIRETRIZES-FINAL-6%C2%BA-AO-9%C2%BA-ANO.pdf
Canal do LAEDH. (2022). Mesa 1 - O Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II no Ensino Fundamental. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=4uDcvN9_uSo
Chevallard, Yves. (2000). La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires, Aique.
D’ávila, Cristina; Leal, Luiz. (2013). “A ludicidade como princípio formativo”. Revista Interfaces Científicas, v. 1, pp. 41-52. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/395
D`Ávila, Cristina; Massa, Monica; Xavier, Antonete. (2018). Mediação didática lúdica no contexto da Informática na educação. [Consult 15-11-2023]. Disponível em https://ieducacao.ceie-br.org/mediacao-didatica-ludica/
D’ávila, Cristina, Popoff, Sandra. (2018). “A construção do perfil do professor e a mediação didática lúdica no Ensino Fundamental II”. Revista Entreideias, v. 7, n. 1, pp. 153-170. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/22082
Freire, Paulo. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra.
Lahire, Bernard. (2014). “Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino da Sociologia?”. Revista de Ciências Sociais, v. 45, n. 1, pp. 45-61. [Consult. 06-04-2024]. Disponível em http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/2418
Lave, Jean. (2015). “Aprendizagem como/na prática”. Horizontes Antropológicos, v. 21, n. 44, pp. 37-47. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em https://www.scielo.br/j/ha/a/FVKz5RJSyg8YWrV7HpfxQnQ/?format=pdf&lang=pt
Lopes, Alice C. (1999). Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro, Editora da UERJ.
Luckesi, Cipriano. (2014). “Ludicidade e formação do educador”. Revista Entreideias, v. 3, n. 2, pp. 13-23. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/9168
Mills, Charles Wrigth. (1972). A imaginação sociológica. Rio de Janeiro, Zahar.
Oliveira, Amurabi (2023). O campo do ensino de Sociologia no Brasil: gênese, agentes e disputas. Maceió, Editora Café com Sociologia.
Parmigiani, Jacqueline; Dombrowski, Osmir. (2013). “O Alfabetismo Sociológico: uma contribuição para o debate sobre o ensino de Sociologia”. Tempo da Ciência, v. 20, n. 40, pp. 193-210. [Consult. 07-04-2024]. Disponível em https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/10054
Possamai, Aline; Kern, Eduarda B.; Rossato, Janine. (2016). “Sociologia no Ensino Fundamental: a implementação e experiências docentes da rede municipal de São Leopoldo/RS”. Revista Café com Sociologia, v. 5, n. 1, pp. 147-168. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em https://revistacafecomSociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/575
Remígio. (2017). Lei nº 1.071, de 28 de agosto de 2017. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em https://www.remigio.pb.gov.br/storage/content/publicacoes/diario-oficial/1573/arquivos/pub07112018100228.pdf
Schweig, Graziele. (2021). “Começar pelo meio de um fazer: recompor o ensino de Sociologia”. Revista Educação e Pesquisa, v. 47, pp. 1-16. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em https://www.scielo.br/j/ep/a/74KLqhcsRXtQP9PJFC7NY7P/
Soares, Jefferson da C. (2015), “Ensino de Sociologia no Brasil: o pioneirismo do Colégio Pedro II (1925-1942)”. Revista Café com Sociologia, v. 4, n. 3, pp. 76-95. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em https://revistacafecomSociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/535
Sobral. (2017). Lei nº 1.610 de 23 de fevereiro de 2017. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em http://transparencia.sobral.ce.gov.br/arquivo/nome:32c7e9204feb9fe418b7fe266f7da206.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eduarda Bonora Kern, Bernardo Mattes Caprara, Rafael D’Ávila Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Compartilhar - copiar e distribuir o material em qualquer meio ou formato.
Adaptar - remix, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, inclusive comercial.
c. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the CCreative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Share - copy and distribute the material in any medium or format.
Adapt - remix, transform and build on the material for any purpose, including commercial.
c. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
d. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).