Mediação didática lúdica em Sociologia no Ensino Fundamental

análises e proposições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43053

Palavras-chave:

sociologia escolar, mediação didática, ensino fundamental

Resumo

O artigo discute a presença e a dinâmica da Sociologia no Ensino Fundamental brasileiro, utilizando como suporte metodológico um mapeamento da ocorrência da Sociologia nessa etapa educacional e a análise de propostas didáticas aplicadas durante o ano de 2022, em uma escola municipal da cidade de São Leopoldo (RS). Dessa forma, o texto tem como objetivo problematizar o ensino da disciplina à luz da prática cotidiana na escola básica, enfatizando uma mediação didática lúdica. Ao apresentar e analisar quatro proposições pedagógicas, sublinhamos a importância do caráter prático das atividades, em diálogo com conceitos e teorias. Considerando que a docência no Ensino Médio é apenas uma das dimensões possíveis para a Sociologia escolar, sua presença no Ensino Fundamental demonstra potencial e vitalidade, na medida em que se relaciona com crianças e adolescentes nos estágios iniciais da formação educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Bonora Kern, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora da Rede Estadual de Educação do RS e da Prefeitura de São Leopoldo (RS).

Bernardo Mattes Caprara, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Rafael D’Ávila Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Rede Estadual de Educação do RS e do Colégio La Salle Canoas (RS).

Referências

Silva, Afranio et al. (2014). Sociedade em Movimento. São Paulo, Moderna.

Alfenas. (2022). Lei nº 5.129 de fevereiro de 2022. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em http://www.cmalfenas.mg.gov.br/publicacoes/leis-2022

Belém. (2004). Lei nº 8338 de 08 de julho de 2004. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em https://cm-belem.jusbrasil.com.br/legislacao/574128/lei-8338-04

Brasil. (2017). Lei nº. 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). [Consult. 15-11-2023]. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Cariacica. (2012). Diretrizes Curriculares do Município de Cariacica - Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). [Consult. 15-11-2023]. Disponível em https://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2016/06/DIRETRIZES-FINAL-6%C2%BA-AO-9%C2%BA-ANO.pdf

Canal do LAEDH. (2022). Mesa 1 - O Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II no Ensino Fundamental. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=4uDcvN9_uSo

Chevallard, Yves. (2000). La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires, Aique.

D’ávila, Cristina; Leal, Luiz. (2013). “A ludicidade como princípio formativo”. Revista Interfaces Científicas, v. 1, pp. 41-52. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/395

D`Ávila, Cristina; Massa, Monica; Xavier, Antonete. (2018). Mediação didática lúdica no contexto da Informática na educação. [Consult 15-11-2023]. Disponível em https://ieducacao.ceie-br.org/mediacao-didatica-ludica/

D’ávila, Cristina, Popoff, Sandra. (2018). “A construção do perfil do professor e a mediação didática lúdica no Ensino Fundamental II”. Revista Entreideias, v. 7, n. 1, pp. 153-170. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/22082

Freire, Paulo. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra.

Lahire, Bernard. (2014). “Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino da Sociologia?”. Revista de Ciências Sociais, v. 45, n. 1, pp. 45-61. [Consult. 06-04-2024]. Disponível em http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/2418

Lave, Jean. (2015). “Aprendizagem como/na prática”. Horizontes Antropológicos, v. 21, n. 44, pp. 37-47. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em https://www.scielo.br/j/ha/a/FVKz5RJSyg8YWrV7HpfxQnQ/?format=pdf&lang=pt

Lopes, Alice C. (1999). Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro, Editora da UERJ.

Luckesi, Cipriano. (2014). “Ludicidade e formação do educador”. Revista Entreideias, v. 3, n. 2, pp. 13-23. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/9168

Mills, Charles Wrigth. (1972). A imaginação sociológica. Rio de Janeiro, Zahar.

Oliveira, Amurabi (2023). O campo do ensino de Sociologia no Brasil: gênese, agentes e disputas. Maceió, Editora Café com Sociologia.

Parmigiani, Jacqueline; Dombrowski, Osmir. (2013). “O Alfabetismo Sociológico: uma contribuição para o debate sobre o ensino de Sociologia”. Tempo da Ciência, v. 20, n. 40, pp. 193-210. [Consult. 07-04-2024]. Disponível em https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/10054

Possamai, Aline; Kern, Eduarda B.; Rossato, Janine. (2016). “Sociologia no Ensino Fundamental: a implementação e experiências docentes da rede municipal de São Leopoldo/RS”. Revista Café com Sociologia, v. 5, n. 1, pp. 147-168. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em https://revistacafecomSociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/575

Remígio. (2017). Lei nº 1.071, de 28 de agosto de 2017. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em https://www.remigio.pb.gov.br/storage/content/publicacoes/diario-oficial/1573/arquivos/pub07112018100228.pdf

Schweig, Graziele. (2021). “Começar pelo meio de um fazer: recompor o ensino de Sociologia”. Revista Educação e Pesquisa, v. 47, pp. 1-16. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em https://www.scielo.br/j/ep/a/74KLqhcsRXtQP9PJFC7NY7P/

Soares, Jefferson da C. (2015), “Ensino de Sociologia no Brasil: o pioneirismo do Colégio Pedro II (1925-1942)”. Revista Café com Sociologia, v. 4, n. 3, pp. 76-95. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em https://revistacafecomSociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/535

Sobral. (2017). Lei nº 1.610 de 23 de fevereiro de 2017. [Consult. 15-11-2023]. Disponível em http://transparencia.sobral.ce.gov.br/arquivo/nome:32c7e9204feb9fe418b7fe266f7da206.pdf

Downloads

Publicado

08-11-2024

Como Citar

Kern, E. B., Caprara, B. M., & Barros, R. D. (2024). Mediação didática lúdica em Sociologia no Ensino Fundamental: análises e proposições. Simbiótica. Revista Eletrônica, 11(2), 94–113. https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43053

Edição

Seção

Dossiê