Sociedade do cansaço e estudantes de pós-graduação

uma análise a partir de Foucault e Han

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.46526

Palavras-chave:

neoliberalismo, sociedade do cansaço, estudante de pós-graduação, estressores acadêmicos

Resumo

Com base nas leituras de Foucault e Han sobre as configurações do neoliberalismo, este artigo busca investigar como a lógica da “sociedade do cansaço” é incorporada em estudantes pós-graduandos a partir de um estudo de caso na Universidade Vila Velha/ES. Por meio da aplicação de questionários, grupo focal e entrevistas semiestruturadas com estudantes, foram analisadas quatro categorias que se articulam com a emergência da lógica da “sociedade do cansaço”. Na categoria “sentimentos de ansiedade”, os estudantes circulam entre o desejo e o medo do sofrimento potencialmente causado pela vivência na pós-graduação. Na categoria “sobreposição de demandas”, a multiplicidade de papéis sociais exercidos pelos estudantes impõe desafios para a inserção acadêmica. Em “individualização do sofrimento”, o sentimento de “fracasso” é tomado como um atributo do indivíduo, com a mobilização de estratégias atomizadas para lidar com esses desafios. A categoria “desempenho acadêmico” analisa a demanda sentida pelos estudantes para produzir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Georjão Fernandes, Universidade Vila Velha

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Vila Velha (UVV).

Mirian Araújo da Silva, Universidade Vila Velha

Mestre em Sociologia Política pela Universidade Vila Velha (UVV).

Referências

Almeida, Karla N. Corrêa. (2017). A pós-graduação no Brasil: história de uma tradição inventada. Tese (Doutorado em Educação). PPGE, Unicamp, Campinas. 213 p.

Audibert, Simone de A. (2019), Qualidade de vida na pós-graduação stricto sensu no contexto do produtivismo acadêmico. Dissertação (Mestrado em Psicologia). PPGPsi, UFES, Vitória. 116 p.

Bauman, Zygmunt. (2003). Modernidade Líquida. Rio de Janeiro, Zahar.

Cesar, Flaviane C. R. et al. (2018). “Estressores da pós-graduação: revisão integrativa da literatura”. Cogitare Enfermagem, v. 23, n. 4, e57460. [Consult. 18-06-2024]. Disponível em https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/57460/pdf

Costa, Everton G. da; Nebel, Letícia. (2018). “O quanto vale a dor? Estudo sobre a saúde mental de estudantes de pós-graduação no Brasil”. Polis, v.17, n. 50. [Consult. 18-06-2024]. Disponível em http://dx.doi.org/10.4067/S0718-65682018000200207

Cruz, Robson Nascimento. (2018). “Becker e o silêncio sobre a escrita na pós-graduação: soluções antigas para o cenário brasileiro atual?” Psicologia e sociedade, v. 30, e167038. [Consult.18-06-2024]. Disponível em https://doi.org/10.1590/1807-0310/2018v30167038

Faro, André. (2013). “Estresse e Estressores na Pós-Graduação: Estudo com Mestrandos e Doutorandos no Brasil”. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 29, n. 1, pp. 51-60. [Consult. 18-06-2024]. Disponível em https://doi.org/10.1590/S0102-37722013000100007

Foucault, Michel. (2021). Nascimento da Biopolítica.Edições 70, Lisboa.

Foucault, Michel. (1987). Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, Vozes.

Giddens, Anthony. (1991). As Consequências da Modernidade. São Paulo, Editora da Universidade Estadual Paulista.

Han, Byung-Chul. (2017). A sociedade do cansaço.Petrópolis,Vozes.

Han, Byung-Chul. (2018). Psicopolítica - o neoliberalismo e as novas técnicas de poder.Belo Horizonte, Âyiné.

Lyotard, Jean-François. (2009). A condição pós-moderna. Rio de Janeiro, José Olympio.

Pinzón, Juanita H. et al. (2020). “Barreiras à Carreira e Saúde Mental de Estudantes de Pós-graduação”. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 21, n. 2, pp. 189-20. [Consult. 18-06-2024]. Disponível em: https://hdl.handle.net/10923/19555

Pontes, Felipe M. (2018). Ansiedade, estresse, depressão e qualidade de vida: um estudo com pós-graduandos da Universidade de São Paulo.Dissertação (Mestrado em Psicologia). PPGPsi, USP, São Paulo. 207 p.

Quivy, Raymond; Campenhoudt, Luc Van. (2008). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa, Gradiva.

Downloads

Publicado

08-11-2024

Como Citar

Fernandes, E. G., & Silva, M. A. da. (2024). Sociedade do cansaço e estudantes de pós-graduação: uma análise a partir de Foucault e Han. Simbiótica. Revista Eletrônica, 11(2), 230–247. https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.46526

Edição

Seção

Artigos livres