Sociedade do cansaço e estudantes de pós-graduação
uma análise a partir de Foucault e Han
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.46526Palavras-chave:
neoliberalismo, sociedade do cansaço, estudante de pós-graduação, estressores acadêmicosResumo
Com base nas leituras de Foucault e Han sobre as configurações do neoliberalismo, este artigo busca investigar como a lógica da “sociedade do cansaço” é incorporada em estudantes pós-graduandos a partir de um estudo de caso na Universidade Vila Velha/ES. Por meio da aplicação de questionários, grupo focal e entrevistas semiestruturadas com estudantes, foram analisadas quatro categorias que se articulam com a emergência da lógica da “sociedade do cansaço”. Na categoria “sentimentos de ansiedade”, os estudantes circulam entre o desejo e o medo do sofrimento potencialmente causado pela vivência na pós-graduação. Na categoria “sobreposição de demandas”, a multiplicidade de papéis sociais exercidos pelos estudantes impõe desafios para a inserção acadêmica. Em “individualização do sofrimento”, o sentimento de “fracasso” é tomado como um atributo do indivíduo, com a mobilização de estratégias atomizadas para lidar com esses desafios. A categoria “desempenho acadêmico” analisa a demanda sentida pelos estudantes para produzir.
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