Filosofia no Ensino Médio: considerações sobre a reforma educacional brasileira a partir do pensamento de Theodor Adorno

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17784

Resumen

O ensaio estabelece algumas reflexões sobre o atual momento da Filosofia no Ensino Médio brasileiro a partir das recentes reformas curriculares, analisadas com base pensamento educacional de Theodor Adorno. O autor apresenta alguns problemas fundamentais da educação moderna que repercutem diretamente nas dificuldades para se trabalhar com a Filosofia em nossos dias, como também apontam para sua importância. Além das questões de legislação que ora ampliam, ora limitam, ou mesmo pretendem interditar o filosofar na sala de aula, a leitura de Adorno possibilita um olhar aberto para a formação escolar e sobre as possibilidades formativas da Filosofia. A despeito das diversas barreiras, institucionais ou culturais, sustenta-se que a Filosofia pode colaborar fundamentalmente para uma formação emancipatória, que supere a exigência social básica da adaptação ao mundo, algo que parece sobressair na atual reforma educativa. Para o autor, a educação para a emancipação é uma exigência fundamental das sociedades democráticas.

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Biografía del autor/a

Wanderley José Deina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor de Filosofia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Departamento Acadêmico de Estudos Sociais (DAESO), Graduado em Filosofia pela UFPR, Mestre e Doutor em Educação pela USP, na linha de Filosofia da Educação.

Publicado

02-04-2018

Cómo citar

Deina, W. J. (2018). Filosofia no Ensino Médio: considerações sobre a reforma educacional brasileira a partir do pensamento de Theodor Adorno. Sofia , 6(3), 5–25. https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17784

Número

Sección

Dossiê Filosofia e Educação/ Filosofia e Ensino