Genealogia epistêmica e normas de credibilidade

Autores/as

  • Breno Ricardo Guimarães Santos Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v7i1.19387

Resumen

Neste ensaio, eu apresento duas maneiras de conceber uma explicação genealógica do conceito de conhecimento. A primeira delas através da hipótese do estado epistêmico de natureza elaborada por Edward Craig, na qual conhecimento é compreendido como um conceito evoluído a partir do conceito de bom informante. Depois de considerar o projeto de Craig, eu traço um paralelo entre essa abordagem e a explicação valorativa de Miranda Fricker sobre o mesmo conceito. Em seguida, eu apresento e discuto o desenvolvimento social que Fricker oferece à genealogia de Craig, onde ela sugere que as noções de bom informante e de conhecimento são necessariamente dependentes do estabelecimento de uma norma de credibilidade, e que esta norma deve ser vista como inerentemente política. Por fim, defendo uma ilustração a partir do trabalho de Kristie Dotson de como ambas as abordagens genealógicas poderiam explicar e oferecer soluções para falhas na normatividade de nossos sistemas epistêmicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Breno Ricardo Guimarães Santos, Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciado em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou estágio doutoral na Northwestern University (EUA) e estágio pós-doutoral na Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da mesma Universidade, e Pesquisador Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília. Atua nas áreas de Epistemologia Contemporânea, Epistemologia Social, Ética, Filosofia Política e Filosofia Geral.

Publicado

30-07-2018

Cómo citar

Guimarães Santos, B. R. (2018). Genealogia epistêmica e normas de credibilidade. Sofia , 7(1), 126–146. https://doi.org/10.47456/sofia.v7i1.19387

Número

Sección

Dossiê Epistemologia