O LEGADO DO MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO LATINO-AMERICANO PARA O SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO

Autores

Resumo

O presente artigo objetiva discutir o Movimento de Reconceituação latino-americano e suas ressonâncias para o Serviço Social brasileiro, considerando suas tendências teórico-metodológicas e as transformações contemporâneas, bem como a ruptura com o conservadorismo no âmbito do Serviço Social. A metodologia adotada privilegiou, essencialmente, a realização de um ensaio bibliográfico sobre a temática, o qual evidenciou o amplo questionamento que a Reconceituação significou para a profissão e suas finalidades, fundamentos, compromissos éticos-políticos, procedimentos operativos e formação técnica. Além disso, o Movimento Reconceituação denunciou a pretensa neutralidade político-ideológica do Serviço Social, que, a partir de então, assumiu o desafio de contribuir na organização, capacitação e conscientização dos diversos segmentos da classe operária. Como resultado desse processo, a profissão engendrou um novo projeto, comprometido com as demandas das classes trabalhadoras. Cumpre mencionar que além da introdução e das considerações finais, o texto foi estruturado em duas seções, a primeira aborda a Ditadura Militar e o Serviço Social brasileiro, destacando-se as ressonâncias do golpe de 1964 para a profissão e a segunda trata da importância do legado do Movimento de Reconceituação latino-americano para o Serviço Social.

Palavras-chave: Ditadura Militar; Movimento de Reconceituação; América Latina; Serviço Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mably Jane Trindade Tenenblat, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Serviço Social pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Professora substituta da Universidade Federal Fluminense (UFF) entre 2015 e 2016. Professora visitante da Pós-Graduação da Universidade Veiga de Almeida (UVA), de 2013 a 2015. Ex-Coordenadora do Centro de Referência e Promoção da Cidadania LGBT, órgão ligado à Secretaria de Estado de Assistência Social Direitos Humanos do Rio de Janeiro (SEASDH/RJ). Relatora da Comissão de Instrução de Processos Éticos do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/RJ). Integrante da Comissão de Gênero, Etnia e Diversidade Sexual (GEDS) do CRESS/RJ. Pesquisadora dos temas: Transexualidade. Direitos Humanos. Poder Judiciário. Saúde da População Trans, Diversidade Sexual. Sexualidade e Relações de Gênero.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Tenenblat, M. J. T. (2022). O LEGADO DO MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO LATINO-AMERICANO PARA O SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO. Temporalis, 22(44), 151–168. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/38914