A FORMAÇÃO DE TRABAJADORES SOCIALES NO PARAGUAI:REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO TRABAJO PROFESIONAL

Autores

Palavras-chave:

Trabajo Social, Formação Profissional, Trabajo Profesional, Paraguai

Resumo

O artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre a formação profissional de trabajadores sociales no Paraguai, com o objetivo de conhecer a estrutura e o desenvolvimento do ensino de trabajo profesional na Universidad Nacional de Asunción. Fundamenta-se em uma pesquisa documental, estudando as legislações e normativas que regulamentam o ensino superior no Paraguai; o processo formativo em trabajo social e a proposta pedagógica da UNA. Os resultados indicam que a formação passou a ser executada na perspectiva crítica a partir dos anos 2000, com a criação de legislações e normativas que regulam a formação e o trabajo profesional. A Malla Curricular contém componentes vinculados ao trabajo profesional, aos fundamentos do Trabajo Social e da vida social. O ensino de trabajo profesional é transversal, abarcando todo o processo formativo, reafirmando a indissociabilidade entre formação, investigação e intervenção. É associado a interpretação da questão social, às exigências postas pelas políticas sociais, a elaboração de propostas interventivas e as competências profissionais.

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Biografia do Autor

Filipe Silva Neri, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Mestre em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutorando em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista Demanda Social CAPES.

Mabel Mascarenhas Torres, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Grupo de estudos e pesquisa sobre os fundamentos e o trabalho de assistentes sociais nas políticas públicas e sociais – GEFTAS.

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Publicado

27-12-2023

Como Citar

Silva Neri, F., & Mascarenhas Torres, M. (2023). A FORMAÇÃO DE TRABAJADORES SOCIALES NO PARAGUAI:REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO TRABAJO PROFESIONAL. Temporalis, 23(46), 292–308. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/42359