A FORMAÇÃO DE TRABAJADORES SOCIALES NO PARAGUAI:REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO TRABAJO PROFESIONAL

Autores/as

Palabras clave:

Trabajo Social, Formação Profissional, Trabajo Profesional, Paraguai

Resumen

O artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre a formação profissional de trabajadores sociales no Paraguai, com o objetivo de conhecer a estrutura e o desenvolvimento do ensino de trabajo profesional na Universidad Nacional de Asunción. Fundamenta-se em uma pesquisa documental, estudando as legislações e normativas que regulamentam o ensino superior no Paraguai; o processo formativo em trabajo social e a proposta pedagógica da UNA. Os resultados indicam que a formação passou a ser executada na perspectiva crítica a partir dos anos 2000, com a criação de legislações e normativas que regulam a formação e o trabajo profesional. A Malla Curricular contém componentes vinculados ao trabajo profesional, aos fundamentos do Trabajo Social e da vida social. O ensino de trabajo profesional é transversal, abarcando todo o processo formativo, reafirmando a indissociabilidade entre formação, investigação e intervenção. É associado a interpretação da questão social, às exigências postas pelas políticas sociais, a elaboração de propostas interventivas e as competências profissionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Filipe Silva Neri, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Mestre em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutorando em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista Demanda Social CAPES.

Mabel Mascarenhas Torres, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Grupo de estudos e pesquisa sobre os fundamentos e o trabalho de assistentes sociais nas políticas públicas e sociais – GEFTAS.

Citas

AFONSO, Bruna Reis. Os livros didáticos produzidos durante a ditadura militar brasileira e a ditadura de Stroessner no Paraguai: o ensino de história e as versões da Guerra do Paraguai (1959-1983). 2017.

AGÜERO, Stella Mary García. “La Cuestión Social en el Paraguay del Siglo XX: Trabajo Social y políticas sociales. Editorial Arandurã. Assunção. Paraguai, 2019.

APSSTS. Asociación de Profesionales de. Servicio Social o Trabajo. Social del Paraguay. Código de Ética del Ejercicio Profesional del Trabajo Social en el Paraguay. 2008.

BOZZOLASCO, Ignacio González. La relación entre el sindicalismo y el Estado durante el stronismo: una propuesta de etapas para el análisis. 2014.

CONES. Consejo Nacional de Educación Superior del Paraguay. Resolución CONES N° 166/2015 “Que Reglamenta la Ley N° 4995/2013 – De Educación Superior. Disponível em: http://www.cones.gov.py/resolucion-cones-n-1662015-que-reglamenta-la-ley-n-49952013-de-educacion-superior/. Acesso em: 18 out. 2021.

CRISTALDO, Sara Raquel López. Educación e inclusión. Aportes para la intervención del Trabajo Social en Paraguay. Escenarios, 2021, 33.

GARCÍA, Carmen; VERA, Ada. Ejes para pensar la Matriz Histórico-Crítica en la formación del Trabajador Sociala en Paraguay. KERA YVOTY, v. 1, p. 31-42, 2016.

GARCÍA, Stella Mary. Avances y perspectivas en la formación profesional. Margen: revista de trabajo social y ciencias sociales, n. 41, p. 6, 2006. Disponível em: https://www.margen.org/suscri/margen41/garcia.html#sdfootnote2sym. Acesso em: 01 set. 2019.

GARCIA, Stella Mary. Bases para un análisis del origen del Trabajo Social en Paraguay. Assunção: Base Is. 1996.

GARCIA, Stella Mary. La reconceptualización de trabajo social em Paraguay. In Trabajo Social Latinoamericano. A 40 años de la Reconceptualización. Trabajo Social, n. 10, 2008.

LEMOS, Esther Luiza. Et, Al. As organizações profissionais de defesa do Serviço Social na América latina e no Caribe. In: IAMAMOTO, Marilda Villela; SANTOS, Claudia Mônica. A história pelo avesso: a reconceituação do serviço social na América latina e interlocuções internacionais. Cortez Editora, 2021.

LIMA, Leticia Consalter. Stroessner: Biografia, História e Propaganda (1972-1979). 2018. Dissertação de Mestrado.

LÓPEZ, Sara Raquel. Recorrido por la formación profesional del trabajo social en la Universidad Nacional de Asunción. In.: TRABAJO SOCIAL EN EL SIGLO XXI. Desafíos para la formación académica y profesional. Dykinson. Madrid. España. 2018.

MIRANDA, Aníbal. Partido políticos y autoritarismo em Paraguay. Asunción/PY: Ed, El lector, 1988.p149.

MORAES, Ceres. Paraguai: A consolidação da ditadura de Stroessner-1954-63. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. 115p; (coleção história 34).

PADRÓS, Enrique S. O Paraguai de Stroessner no Cone Sul da Segurança Nacional. Ponencia presentada en: IX Encontro Estadual de História da ANPUH-RS, Porto Alegre, Brasil, 2008.

PARAGUAY. Constitución de la República del Paraguay (1992). Dispinível em: https://www.bacn.gov.py/CONSTITUCION_ORIGINAL_FIRMADA.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.

PARAGUAY. Ley 2072/03 de creación la Agencia Nacional de Evaluación y Acreditación de la Educación Superior. Disponível em: https://www.bacn.gov.py/archivos/2636/20140930115735.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.

PARAGUAY. Ley Nº 2529//2006 – Ley que Modifica la Ley N° 136/1993 – Ley De Universidades. Disponível em: https://www.bacn.gov.py/archivos/2554/20140825103826.pdf. Acesso em: 20 set. 2021.

PARAGUAY. Ley Nº 4995/2013 - Ley de Educacion Superior. Disponível em: https://www.bacn.gov.py/archivos/4401/20151201113601.pdf. Acesso em 20 set. 2021.

PARAGUAY. Ley No. 1264 de/1998 – Ley General de Educación. Disponível em: https://www.bacn.gov.py/leyes-paraguayas/3766/ley-n-1264-general-de-educacion. Acesso em: 20 ago. 2021.

PISTILLI, Mónica. VARGAS, Manuel. Breve Historia del Trabajo Social en el Paraguay. 2016.

RIVERO-RODRÍGUEZ, Silvia Orieta et al. ¿ Qué es Trabajo Social? Los primeros vínculos de los estudiantes con la profesión: experiencias de Argentina, Brasil, Paraguay y Uruguay. Prospectiva, n. 33, p. 211-234, 2022. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0122-12132022000100211. Acesso em: 04 jul. 2022.

UNA. Universidade Nacional de Assunção. Resolução Nº 0183-00-2015. Por qual se aprova o pano curricular da Carreira de Trabajo Social e o plano ponte para a implementação do plano curricular da carreira de Trabajo Social 2016, do Instituto de Trabajo Social. Assunção. 2015.

UNA-IESALC/UNESCO. Aspectos relevantes de la dinámica de la Universidad Nacional de Asunción. 2005. Disponível em: https://www.una.py/images/stories/Universidad/Estadistica/aspectos_relevantesUNA. pdf. Acesso em 20 jan. 2022.

VERA, Ada. La formación disciplinar del trabajo social. Conservadurismo, derechos sociales y políticas sociales. Revista MERCOSUR de Políticas Sociales, v. 2, p. 310-325, dez. 2018. ISSN 2663-2047. Disponível em: http://revista.ismercosur.org/index.php/revista/article/view/79. Acesso em: 01 maio. 2020.

VUYK, Cecilia. Paraguai: o golpe de estado de classe de 2012 e o governo entreguista antinacional. In: ATÍLIO BORÓN et, al. América latina na encruzilhada: Lawfare, goples e luta de classes. São Paulo: Autonomia Literária, 2020.

ZÚÑIGA, Mónica Ruoti de García de. Una aproximacion al escenario del trabajador social formación académica, capacitación, perfil socio laboral, actuación profesional y participación gremial. año 2010. Dissertação de Mestrado. Universidad Americana. Paraguai. 2012.

Publicado

27-12-2023

Cómo citar

Silva Neri, F., & Mascarenhas Torres, M. (2023). A FORMAÇÃO DE TRABAJADORES SOCIALES NO PARAGUAI:REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO TRABAJO PROFESIONAL. Temporalis, 23(46), 292–308. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/42359