Serviço social e assistência estudantil: reflexões sobre avaliação socioeconômica e instrumentalidade profissional
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p244-260Palavras-chave:
Serviço Social, Instrumentalidade, Assistência Estudantil, Avaliação SocioeconômicaResumo
Este artigo tem como objetivo o desenvolvimento de um ensaio teórico a fim de contribuir para a ampliação de reflexões sobre o trabalho profissional do assistente social no âmbito da Assistência Estudantil, especificamente no que se refere às atividades relacionadas à realização de avaliação e estudo socioeconômico para fins de acesso dos estudantes a serviços e benefícios institucionais, tendo como escopo a realidade da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A partir de pesquisa bibliográfica e análise de documentos institucionais e do relato de experiência de um dos autores, vislumbram-se as possibilidades e os desafios postos ao assistente social quando do acionamento de sua instrumentalidade, ou seja, de articulação de suas capacidades, competências e dimensões ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa, mediadas pela própria realidade ao qual está inserido, para a construção de estratégias para a materialização do trabalho na direção do projeto ético político profissional.
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