A distribuição de bolsas da CAPES em tempos de cortes orçamentários
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p35-50Palavras-chave:
Capes, Política de educação, FinanciamentoResumo
A pesquisa tem como objetivo estudar a distribuição das bolsas de pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre os discentes de mestrado e doutorado dos anos 2000 até 2022, destacando o período referente à Emenda Constitucional 95 e a pandemia da COVID-19. Trata-se de pesquisa documental de abordagem quantitativa, elaborada a partir de dados coletados no Sistema de Informações Georreferenciadas da CAPES e analisados a partir da análise estatística descritiva. Os resultados demonstram a expansão das matrículas no mestrado e doutorado nos anos pesquisados (com exceção de 2022) e a redução do número de bolsas, tanto ao nível de mestrado quanto de doutorado, fato preocupante, pois, as bolsas são fundamentais para a manutenção de jovens pesquisadores nas pesquisas científicas aumentando e qualificando a produção de pesquisas no país. Por fim, ressaltamos que os cortes impostos à política de educação, por meio do desfinanciamento da CAPES, relacionam-se à atual disputa do fundo público.
Downloads
Referências
BEHRING, Elaine Rossetti. Brasil em contrarreforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. São Paulo: Cortez, 2003.
BIANCHETTI, L. Os dilemas do coordenador de Programa de Pós-Graduação: entre o burocrático-administrativo e o acadêmico-pedagógico. In: BIANCHETTI, Lucídio; SGUISSARDI, V. (Orgs.). Dilemas da Pós-Graduação: gestão e avaliação. Campinas: Autores Associados, 2009, p. 15-100.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível superior - CAPES. História e Missão. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/historia-e-missao>. Acesso em: 26 maio 2015.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Relatório de Gestão 2019. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01072020_RELATORIO_GESTAO_PDF_F.pdf Acesso em: 15 maio de 2023.
BRASIL. Governo Federal anuncia reajuste em bolsas de graduação, pós, iniciação científica e Bolsa Permanência. Brasília, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2023/02/governo-federal-anuncia-reajuste-em-bolsas-de-graduacao-pos-iniciacao-cientifica-e-bolsas-permanencia
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Relatório de Gestão 2021. Brasília, 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/mcti/pt-br/acesso-a-informacao/prestacao-de-contas/2021/relatorio-de-gestao-mcti-2021-v-final.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Relatório de Gestão 2018. Brasília, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acesso-a-informacao/prestacao-de-contas/2018/1-relatorio-de-gestao-2018.pdf/view>. Acesso em: 15 maio 2023.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2016-2022. Brasília, 2016. Disponível em: <http://www.finep.gov.br/images/a-finep/Politica/16_03_2018_Estrategia_Nacional_de_Ciencia_Tecnologia_e_Inovacao_2016_2022.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2023.
BROWN, W. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no ocidente. São Paulo: Editora Filosófica Politéia, 2019.
CURY, C. R. J. Quadragésimo Ano do Parecer CFE n. 977/65. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 30, p. 07-20, 2005.
DAVIDOVICH, L. et al. Bolsas de estudo alcançam o menor valor da história. Folha de São Paulo. 16 de março de 2022.
FÁVERO, M. de L. de A. A Universidade Federal do Rio de Janeiro: origens e construção (1920 a 1965). [s.d.]. Disponível em: <http://www.sibi.ufrj.br/Projeto/artigo_mariadelourdes.pdf>. Acesso em: 22 maio 2014.
IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Ajuste fiscal no Brasil: o limite do possível. Brasília: Rio de Janeiro: Ipea, 2015.
MACHADO, A. M. N.; ALVES, V. Caminhos ou (des) caminhos da pós-graduação stricto sensu em educação no Brasil. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 28., 2005, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPED, 2005.
MARTINS, C. B. As origens pós-graduação nacional (1960-1980). Revista Brasileira de Sociologia, Sergipe, v. 6, n. 13, p. 9-26, 2018.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde São Paulo: Hucitec. 2004.
MIOTO, R. C. T; TEIXEIRA, S.M. Conjuntura da Pós-graduação no Brasil e seus impactos na área do Serviço Social: notas sobre o campo da ciência e tecnologia. In: LEWGOY, A. M.B, MACIEL, A.L.S. Pós-graduação e produção de conhecimento em Serviço Social: conjuntura, tendência e desafios. Minas Gerais: Navegando Publicações, 2021.
NEDER, R. Produção social da tecnologia, desigualdade e a nova sociologia da tecnologia. Revista Ciência & Tecnologia Social 2017; 1(e6):1-32. Disponível em: file:///C:/Users/Edineia/Downloads/1018-357-PB.pdf. Acesso em: 18 de janeiro de 2014.
NEVES, T. B. A CAPES e o fomento à pós-graduação no Brasil: avaliação do programa Demanda Social frente ao atual cenário de restrição orçamentária. IDP, nº 53, 2021. Disponível em: file:///E:/HD/Bakep%20area%20de%20trabalho/Pesquisa%20Daniela/A%20CAPES%20e%20o%20fomento%20da%20pos%20gradua%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em 20 de janeiro de 2024.
RIBEIRO, D. B.; OLIVEIRA, E. F. dos A.; GARCIA, M. L. T. Retrocessos no financiamento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: o caso do CNPq. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v. 146, n. 3, p. 01-24, 2023.
SALVADOR, E. Disputa do fundo público em tempos de pandemia no Brasil. Textos & Contextos, v. 19, n. 2, p. 1-15, 2020.
SANTANA, J.V, STAMPA, I., FERREIRA, B.J.P. Pós-graduação no Brasil e Temas de Pesquisa na área de Serviço Social: resistências em tempos de crise social e política. In: LEWGOY, A.M.B, MACIEL, A.L.S. Pós-graduação e produção de conhecimento em Serviço Social: conjuntura, tendência e desafios. Minas Gerais: Navegando Publicações, 2021.
SILVA, M. O. da S.; DE CARVALHO, D. B. B. A pós-graduação e a produção de conhecimento no Serviço Social brasileiro. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 4, n. 8, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2007.v4.129. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/129. Acesso em: 15 fev. 2024.
SOUZA, G.; SOARES, M. G. M. Contrarreformas e recuo civilizatório: um breve balanço do governo Temer. Revista Ser Social, Brasília, v. 21, n. 44, p. 11-28, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Temporalis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.