Reflexões sobre assistência estudantil e evasão no Instituto Federal do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p189-204Palavras-chave:
educação profissional e tecnológica, assistência estudantil, evasãoResumo
Este trabalho apresenta resultados de pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina, em nível de Mestrado, cujo objetivo principal foi analisar os motivos de evasão de estudantes dos cursos presenciais do Campus Londrina do Instituto Federal do Paraná (IFPR), atendidos pela Política de Apoio Estudantil desta instituição. O desejo por este estudo surgiu a partir do exercício profissional da pesquisadora como assistente social no IFPR – Campus Londrina, atuando, especificamente, na Política de Assistência Estudantil da instituição. Ou seja, é a partir da realidade vivenciada no atendimento aos estudantes e suas famílias, no contato diário com suas condições objetivas de vida, que, por vezes, os levam à evasão, que percebemos a importância da realização desta pesquisa. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como centralidade os sujeitos sociais envolvidos no tema, os estudantes. Partindo da análise de entrevistas realizadas com estudantes evadidos, observamos que a assistência estudantil tem um papel fundamental para a permanência dos estudantes, ainda que com fragilidades institucionais. Ao mesmo tempo, evidenciamos que não é apenas a Política de Apoio Estudantil que garante a permanência dos estudantes na instituição. São fatores importantes nesse processo, a postura e o exercício pedagógico dos docentes e a atuação dos técnicos-administrativos da instituição na compreensão do perfil e das realidades vivenciadas pelos estudantes.
Downloads
Referências
ABREU, Renata P. A Política de apoio estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Paraná e os motivos de evasão dos estudantes atendidos por seus programas de bolsas e auxílios no Campus Londrina. 2017. 241 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Política Social) – Universidade Estadual de Londrina, 2017.
AMORIM, Mônica Maria T. A organização dos institutos federais, ciência e tecnologia no conjunto da educação profissional brasileira. 2013. 245 fls. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, 2013.
ARROYO, Miguel G. As relações sociais na escola e a formação do trabalhador. In: FERRETTI, Celso J.; SILVA JÚNIOR, João dos R.; OLIVEIRA, Maria Rita N. Sales. Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola? São Paulo: Xamã, 1999. p. 13–42.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Cria os Institutos Federais de Educação, Ciência, Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 30 dez. 2008, p. 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 01 jun. 2014.
DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez. Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2001. p. 137-161.
DUBET, François. As desigualdades multiplicadas. Tradução de Sérgio Miola. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003. 80 p.
DUBET, François. A escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 119, p. 29–45, julho/ 2003. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/JBTWwBmFCfZBxm9QKbxSN9C/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 mar. 2024.
DUBET, François. O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 123, p. 539–555, set./dez. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n123/a02v34123.pdf. Acesso em: 02 jun. 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Cartilha da Assistência Estudantil. Disponível em: http://reitoria.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2014/06/CARTILHA-ASSISTENCIA-ESTUDANTIL2.pdf. Acesso em: 17 out. 2016.
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Manual de Competências. 2015b. Disponível em: http://info.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/manual-de-competencias-atualizado-100315.pdf. Acesso em: 25 out. 2016.
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Processo Seletivo 2016. 2015a. Disponível em: http://www.vestibular.funtefpr.org.br/index.php?componente=Vestibulares&acao=LoadEdital&ID=7. Acesso em: 30 ago. 2016.
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Resolução nº 11, de 21 de dezembro de 2009. Aprova a Política de Apoio Estudantil do Instituto Federal do Paraná. Disponível em: http://reitoria.ifpr.edu.br/wpcontent/uploads/2014/08/Resolucao_Assistencia_Estudantil_IFPR_-11.09.pdf. Acesso em: 09 mar. 2015.
KOWALSKI, Aline Viero. Os (des)caminhos da Política de Assistência Estudantil e o desafio na garantia de direitos. 2012. 180 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/5137/1/000438212-Texto%2bCompleto-0.pdf. Acesso em: 26 set. 2016.
SILVA, Caetana Juracy R. Institutos Federais Lei 11.892, de 29/12/2008: comentários e reflexões. Natal: IFRN, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Temporalis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.