Desigualdade educacional e impactos da pandemia de covid-19 segundo a imprensa digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p86-105

Palavras-chave:

COVID-19, Criança, Adolescência, Educação, Pandemia

Resumo

O objetivo central deste estudo está em evidenciar os impactos causados pela pandemia de COVID1-19 no âmbito educacional brasileiro, a partir de matérias veiculadas na imprensa digital nacional, publicadas no primeiro ano de pandemia. Os dados empíricos aqui sistematizados integram a pesquisa “Repercussões da pandemia na infância e adolescência: registros da mídia nacional e internacional” e têm como finalidade avançar na apreensão dos impactos causados pela pandemia de COVID-19 entre os anos de 2020 a 2022. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Compõem a base de dados 559 publicações que receberam tratamento via palavras-chave em cada artigo, posteriormente organizadas em 63 categorias vinculadas a diferentes áreas. Compõem o universo da presente análise 15 categorias, sistematizadas nos eixos de análise: Exclusão do acesso aos recursos tecnológicos necessários para “Ensino Remoto”; Insegurança alimentar: a alimentação escolar como alternativa para a fome; Convivência familiar e comunitária em contexto de isolamento social: a escola e seu papel emancipador e assegurador de direitos. Os registros mediáticos do período demonstraram o aprofundamento das questões relacionadas à violação dos direitos humanos do segmento, especialmente crianças e adolescentes negros oriundos de famílias que habitam as comunidades periféricas.

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Biografia do Autor

Carla Rosane Bressan, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC, São Paulo, Brasil). Docente de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, Brasil). Emaill: bressan.carla@ufsc.br

Ariadne Rinaldi da Rosa Saratt, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Assistente Social. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, Brasil). Email:  ariasaratt@gmail.com

Alice Mendes Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Assistente Social. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, Brasil). Emaill:  alicemenders@gmail.com

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Publicado

25-06-2024

Como Citar

Bressan, C. R., Saratt, A. R. da R., & Mendes Rodrigues da Silva, A. (2024). Desigualdade educacional e impactos da pandemia de covid-19 segundo a imprensa digital. Temporalis, 24(47), 86–105. https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p86-105