Desigualdade educacional e impactos da pandemia de covid-19 segundo a imprensa digital
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p86-105Palavras-chave:
COVID-19, Criança, Adolescência, Educação, PandemiaResumo
O objetivo central deste estudo está em evidenciar os impactos causados pela pandemia de COVID1-19 no âmbito educacional brasileiro, a partir de matérias veiculadas na imprensa digital nacional, publicadas no primeiro ano de pandemia. Os dados empíricos aqui sistematizados integram a pesquisa “Repercussões da pandemia na infância e adolescência: registros da mídia nacional e internacional” e têm como finalidade avançar na apreensão dos impactos causados pela pandemia de COVID-19 entre os anos de 2020 a 2022. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Compõem a base de dados 559 publicações que receberam tratamento via palavras-chave em cada artigo, posteriormente organizadas em 63 categorias vinculadas a diferentes áreas. Compõem o universo da presente análise 15 categorias, sistematizadas nos eixos de análise: Exclusão do acesso aos recursos tecnológicos necessários para “Ensino Remoto”; Insegurança alimentar: a alimentação escolar como alternativa para a fome; Convivência familiar e comunitária em contexto de isolamento social: a escola e seu papel emancipador e assegurador de direitos. Os registros mediáticos do período demonstraram o aprofundamento das questões relacionadas à violação dos direitos humanos do segmento, especialmente crianças e adolescentes negros oriundos de famílias que habitam as comunidades periféricas.
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