O direito à educação básica de qualidade: possíveis contribuições do serviço social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p222-243

Palavras-chave:

Educação, Qualidade, Ministério Público, Serviço Social

Resumo

Este artigo discute o direito à educação de qualidade, na sua construção sócio-histórica, permeada pelas contradições e tensões atinentes à ampliação desse direito social no Brasil, país capitalista periférico. São demarcadas as desigualdades regionais, de raça/cor, gênero e território interferentes no acesso, permanência e aprendizagem, agravadas pelos efeitos deletérios da pandemia da Covid-19, que ampliou a exclusão escolar. O conceito de qualidade na educação é abordado a partir de um enfeixamento de dimensões, desde as infraestruturais às relacionais. Nesse passo, o Ministério Público do Rio Grande do Sul, na exigibilidade do direito à educação, e a assessoria técnica em Serviço Social, são trazidos no marco do Ministério Público resolutivo. Situam-se a atuação na ampliação do acesso à educação infantil, na inclusão na escola regular e na articulação do trabalho intersetorial, para fins do acesso e permanência e para o enfrentamento do tema da violência na e contra a escola. Tem-se o advento da Lei 13.935/2019, seu moroso processo de constituição, permeado por conflitos e disputas e as possíveis frentes de atuação do Serviço Social nas redes de educação. Nestas, é dada visibilidade às atribuições que convergem para a assessoria aos processos de planejamento participativo da escola, alinhados com sua vertente democrática e humanista; ao fortalecimento da escola como ator da rede intersetorial e às mediações necessárias às políticas transversais na educação; à aproximação à realidade dos profissionais da educação, famílias e estudantes, para favorecer diálogos que contribuam com uma escola aberta à comunidade, viva e qualificada.

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Biografia do Autor

Fabiana Aguiar de Oliveira, Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, Porto Alegre, Brasil). Analistas em Serviço Social no Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS, Porto Alegre, Brasil). E-mail: fabi.aguiaroliveira@gmail.com

Silvia Tejadas, Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, Porto Alegre, Brasil). Analistas em Serviço Social no Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS, Porto Alegre, Brasil). E-mail: silviastejadas@gmail.com

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Publicado

25-06-2024

Como Citar

Aguiar de Oliveira, F., & da Silva Tejadas, S. (2024). O direito à educação básica de qualidade: possíveis contribuições do serviço social . Temporalis, 24(47), 222–243. https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p222-243