Ações afirmativas e a reconfiguração do espaço acadêmico no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p150-171Palavras-chave:
ações afirmativas, ensino superior, relações étnico-raciais, serviço socialResumo
As reflexões aqui apresentadas versam sobre o percurso do ensino superior brasileiro e sua funcionalidade na organização do racismo acadêmico, institucionalizado a partir do epistemicídio. Discorrendo brevemente sobre as transformações históricas pelas quais passou a educação no Brasil, reflito acerca das políticas de ações afirmativas e do diálogo estabelecido entre Serviço Social brasileiro e as Relações Raciais. A metodologia utilizada constitui-se em uma pesquisa empírica, qualitativa e quantitativa, de cunho bibliográfico e documental. Nesta construção analítica, estão algumas obras de pensadoras/es decoloniais, interseccionais, marxistas e marxianas, presentes em seus territórios e na diáspora, cujas produções movem possibilidades para conceber os elementos necessários para esta construção reflexiva.
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