Relações de gênero e carreira docente: impactos, desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n48p420-437Palavras-chave:
Desigualdade de gênero, Regime de gênero, Carreira docenteResumo
O reconhecimento de que a vida profissional da mulher é fortemente perpassada pelas suas atribuições domésticas e maternas tem alcançado o status de um fato com relevância social. Contudo, não basta reconhecer este fato. É preciso avançar, buscando explicar e compreender a forma como este entrelaçamento entre a vida familiar e profissional vem afetando as mulheres. O presente artigo tem como objetivo discutir a relação entre a carreira docente e a vida familiar, considerando como as docentes têm a sua carreira afetada nos diferentes estágios dos ciclos familiares em que se encontram. O estudo foi desenvolvido em Programas de Pós-Graduação da área de Ciências Agrárias de uma universidade com grande tradição nesta área. Participaram do estudo, 122 professores efetivos (85 homens e 37 mulheres). Foram analisados os currículos Lattes dos docentes, bem como dados obtidos por meio de consulta à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e aqueles extraídos da aplicação de questionário de pesquisa. Os resultados alcançados indicaram: 1) uma “desigual” divisão sexual do trabalho doméstico entre os professores-pesquisadores e as professoras-pesquisadoras; 2) observou-se que as especificidades próprias do cotidiano das mulheres pesquisadora eram desconsideradas e as mesmas eram enquadradas pelo padrão profissional masculino; 3) Constatou-se que a maternidade e a paternidade têm pesos diferenciados na carreira de pesquisadores e pesquisadoras. Tais questões continuam sendo subestimadas pelas instituições, resultando em uma escassez quase total de políticas e suporte adequados àquelas profissionais que convivem diariamente com esses desafios.
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