Relações de gênero e carreira docente: impactos, desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n48p420-437

Palavras-chave:

Desigualdade de gênero, Regime de gênero, Carreira docente

Resumo

O reconhecimento de que a vida profissional da mulher é fortemente perpassada pelas suas atribuições domésticas e maternas tem alcançado o status de um fato com relevância social. Contudo, não basta reconhecer este fato. É preciso avançar, buscando explicar e compreender a forma como este entrelaçamento entre a vida familiar e profissional vem afetando as mulheres. O presente artigo tem como objetivo discutir a relação entre a carreira docente e a vida familiar, considerando como as docentes têm a sua carreira afetada nos diferentes estágios dos ciclos familiares em que se encontram. O estudo foi desenvolvido em Programas de Pós-Graduação da área de Ciências Agrárias de uma universidade com grande tradição nesta área. Participaram do estudo, 122 professores efetivos (85 homens e 37 mulheres). Foram analisados os currículos Lattes dos docentes, bem como dados obtidos por meio de consulta à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e aqueles extraídos da aplicação de questionário de pesquisa. Os resultados alcançados indicaram: 1) uma “desigual” divisão sexual do trabalho doméstico entre os professores-pesquisadores e as professoras-pesquisadoras; 2) observou-se que as especificidades próprias do cotidiano das mulheres pesquisadora eram desconsideradas e as mesmas eram enquadradas pelo padrão profissional masculino; 3) Constatou-se que a maternidade e a paternidade têm pesos diferenciados na carreira de pesquisadores e pesquisadoras. Tais questões continuam sendo subestimadas pelas instituições, resultando em uma escassez quase total de políticas e suporte adequados àquelas profissionais que convivem diariamente com esses desafios.

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Biografia do Autor

Tatiani Gomes Gouvêa, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Pedagoga. Doutora em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV, Viçosa, Brasil). Técnica Administrativa em Educação na Universidade Federal de Viçosa (UFV, Viçosa, Brasil). E-mail: tatiani.gomes@ufv.br

Vitória Marcelle Lima Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Cientista Social. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa (UFV, Viçosa, Brasil). Mestranda em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Belo Horizonte, Brasil). E-mail: pvitoriag4@gmail.com

Ana Louise de Carvalho Fiúza, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Socióloga. Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil). Professora Titular do  Departamento  de  Economia Rural  da  Universidade  Federal  de  Viçosa (UFV, Viçosa, Brasil). E-mail: louisefiuza@ufv.br

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Gomes Gouvêa, T., Marcelle Lima Guimarães, V., & de Carvalho Fiúza, A. L. (2024). Relações de gênero e carreira docente: impactos, desafios e perspectivas. Temporalis, 24(48), 420–437. https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n48p420-437