Formação de assistentes sociais na educação como estratégia para implementação da Lei nº 13.935/2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p275-290

Palavras-chave:

Serviço Social na educação, Política de Educação, Formação Profissional

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre aspectos da trajetória do Serviço Social na Política de Educação. Apresenta, com base na pesquisa bibliográfica e documental, algumas reflexões sobre o processo de aprovação e implementação da Lei 13.935/2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica. Destacamos a contribuição das entidades nacionais que mobilizam tanto o Serviço Social quanto a Psicologia na área da educação no país e ressaltamos a formação profissional como estratégia para a consolidação da Lei, na medida que, o projeto de formação intenciona formar um perfil profissional capaz de atuar de forma crítica e propositiva nos mais diversos espaços sócio-ocupacionais, especialmente na educação.

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Biografia do Autor

Wagner Roberto Amaral, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor associado do Departamento de Serviço Social e docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina.

Juliana Iglesias Melim, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Assistente Social; Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Mestra em Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES e Doutora e Pós-Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Vice-presidenta da Regional Leste da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) no biênio 2023-2024. Representante da ABEPSS na Coordenação Nacional para Implementação da Lei n. 13.935/2019 – Assistentes Sociais e Psicólogos/as na educação básica.

Gabriela Greinert Gomes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social. Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, Londrina, Brasil). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL, Londrina, Brasil). E-mail: gabriela.greinert@uel.br

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Publicado

25-06-2024

Como Citar

Amaral, W. R., Iglesias Melim, J., & Greinert Gomes, G. (2024). Formação de assistentes sociais na educação como estratégia para implementação da Lei nº 13.935/2019. Temporalis, 24(47), 275–290. https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p275-290