“Questão social” e desafios para uma formação antirracista no serviço social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2025v25n49p30-43

Palavras-chave:

Questão social, Questão étnico-racial, Diretrizes curriculares da área de Serviço Social

Resumo

Texto referente à palestra proferida durante o Colóquio de Graduação do 18º ENPESS, cuja mesa de debates intitulou-se: “Formação profissional do assistente social no contexto brasileiro: desafios históricos para a construção de uma formação antirracista”. Aborda algumas das violências e violações de direitos dirigidas ao povo preto e a outros segmentos racializados no Brasil contemporâneo, como povos e comunidades tradicionais, a partir da leitura acerca das particularidades da “questão social” no país. Essas considerações são refletidas à luz do projeto ético-político profissional e dos desafios postos à formação e trabalho de assistentes sociais numa perspectiva antirracista. Aponta que o aumento da visibilidade do debate étnico-racial no Brasil atual é historicamente determinado. De igual maneira o são a profissão de Serviço Social e suas demandas, quando apreendidas numa perspectiva de totalidade. Defende, assim, que não há “atraso” na incorporação do debate étnico-racial pelo Serviço Social brasileiro, indicando algumas pistas dessa processualidade e a atualidade das Diretrizes Curriculares no reconhecimento de seu caráter estrutural na relação com a “questão social” no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Josiane Soares Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

    Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, Lagoa Nova, Brasil). E-mail: josiane.soares@ufrn.br 

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Publicado

30-06-2025

Como Citar

“Questão social” e desafios para uma formação antirracista no serviço social . (2025). Temporalis, 25(49), 30-43. https://doi.org/10.22422/temporalis.2025v25n49p30-43