As tecnologias de informação e comunicação na mediação dos serviços públicos brasileiros

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2025v25n49p484-500

Palabras clave:

Crise do capital, Tecnologias da Informação e Comunicação, Plataformas Digitais, Contrarreforma do Estado, Serviços Públicos

Resumen

O presente artigo analisa o avanço da digitalização na administração pública, com o emprego de sistemas eletrônicos e plataformas digitais na prestação de serviços públicos à população usuária, bem como os seus impactos para os usuários e servidores públicos. O estudo adota uma abordagem qualitativa, revisando a literatura sobre a crise do capital, a contrarreforma do Estado e o avanço das TICs na administração pública brasileira. A análise inclui a revisão de artigos acadêmicos e documentos governamentais para avaliar os efeitos do emprego das tecnologias digitais na administração pública. As plataformas digitais e sistemas eletrônicos têm cada vez mais mediado a interação entre o Estado e os cidadãos, trazendo implicações ao acesso aos serviços públicos e a segurança dos dados dos usuários, bem como contribuem para a precarização do trabalho dos servidores, com a adoção de novas formas de gestão do trabalho, baseadas em metas de produtividade e a responsabilização dos trabalhadores pelas condições materiais necessárias para a execução de suas funções, enquanto estratégia da contrarreforma do Estado para reduzir seus custos e ajustar as contas públicas.

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Biografía del autor/a

  • Fernanda Alves Ribeiro Paz, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

    Assistente Social. Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB, João Pessoa, Brasil) e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, Recife, Brasil). Assistente Social Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB, João Pessoa, Brasil). E-mail: fernandaarpaz@gmail.com

  • Juliane Feix Peruzzo, Universidade Federal de Pernambuco

    Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, Porto Alegre, Brasil). Docente do Departamento de Serviço Social e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, Recife, Brasil). E-mail: juliane.peruzzo@ufpe.br

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Publicado

30-06-2025

Cómo citar

As tecnologias de informação e comunicação na mediação dos serviços públicos brasileiros. (2025). Temporalis, 25(49), 484-500. https://doi.org/10.22422/temporalis.2025v25n49p484-500